Eleitor que não votou no primeiro turno tem até 1º de dezembro para justificar e poderá votar no segundo
Santa Catarina tem 826.081 eleitores que ainda não justificaram a ausência na votação do primeiro turno das eleições de 2022, ocorrido em 2 de outubro. O número representa 81,55% do eleitorado catarinense que tinha obrigação de votar, mas que, ainda assim, deixou de ir às urnas (1.012.861). Já 186.780 já fizeram a justificativa eleitoral.
O eleitor tem até 60 dias após a data de cada turno para, caso pertença aos grupos obrigados a votar e não tenho ido, justificar a ausência. O prazo para a justificativa eleitoral referente ao primeiro turno se encerra, portanto, em 1º de dezembro. Já o do segundo turno vai até 9 de janeiro de 2023.
Existem três formas de justificar o voto: pelo aplicativo e-Título, disponível nas plataformas Android e iOS; através do Sistema Justifica, alocado nos portais da Justiça Eleitoral; e por meio do Formulário Requerimento de Justificativa Eleitoral (pós-eleição), em formato PDF.
Esses três meios exigem anexação de documento que comprove o motivo da ausência. Eles também estão disponíveis para os eleitores brasileiros que estejam fora do país e tenham o título associado a alguma zona eleitoral no exterior.
Já quem está fora do Brasil, mas ainda mantém o título em uma zona eleitoral do país poderá apresentar essa justificativa em até 30 dias contados após o retorno.
A Justiça Eleitoral destaca que quem não votou em primeiro turno ainda pode participar da eleição no segundo, mesmo que não tenha justificado a ausência do último dia 2.
Com informações do NSCTotal