Evento faz parte do Festival de Outono realizado pelo município
Velocidade, acrobacias de tirar o fôlego do público, habilidade e muita fumaça foi o que a Esquadrilha da Fumaça apresentou no céu do Sul de Santa Catarina. O grupo formado por pilotos profissionais da Força Aérea Brasileira (FAB) foi a grande atração desta segunda-feira, dia 28, na cidade de Tubarão, durante o Festival de Outono, realizado pela Prefeitura de Tubarão.
Durante aproximadamente 30 minutos, as aeronaves do modelo A-29 (Super Tucano) fizeram a alegria das pesssoas presentes na Arena Multiuso Prefeito Estêner Soratto da Silva. Das milhares de pessoas no entorno da Arena, poucas não estavam com o telefone celular para registrar em fotos ou vídeos as manobras individuais ou coletivas dos aviões. Aplausos, gritos de espanto ou de empolgação indicavam a emoção do público. A apresentação das aeronaves foi toda narrada pelo tenente-aviador André Mayer Fontoura.
Os cruzamentos horizontais entre duas ou mais aeronaves, passando umas próximas das outras, foram os mais aplaudidos. Não faltaram sustos na plateia, quando em três oportunidades algum dos aviões vinha de surpresa por cima da arena no sentido beira-rio/bairro Recife em um barulhento rasante. A ação fez parte de uma programação de entretenimento ao público que começou no último sábado, dia 26, e se encerra na noite desta segunda-feira.
“Eu nunca tinha visto uma apresentação da esquadrilha da fumaça e fiquei emocionado. E para uma segunda-feira tivemos um extraordinário público. O Festival de Outono foi assim nos três dias. Foi uma primeira experiência depois de dois anos de pandemia que deu muito certo. E a nossa proposta foi essa, de aproveitar esse espaço da Arena e em torno dela, por isso estamos investidos bastante nessa área que em breve vai ganhar mais quadras esportivas e um novo espaço de convivência com a familia. Estou muito feliz por esse momento que a cidade está vivendo”, destacou o prefeito de Tubarão, Joares Ponticelli.
A apresentação da Esquadrilha da Fumaça já era esperada há tempos em Tubarão. Desde 2020 o município. O primeiro pedido foi feito para as celebrações dos 150 anos da cidade, mas, tanto para maio de 2020, quanto 2021, as apresentações estavam suspensas em virtude da pandemia.
Depois do Sul de Santa Catarina, a Esquadrilha da Fumaça seguiu para o Rio Grande do Sul, onde fará duas apresentações, e, na sequência, irá para o Chile para mais demonstrações.
Assista abaixo a apresentação completa realizada em Tubarão:
Com informações da Diretoria de Comunicação da Prefeitura de Tubarão