Outlet Beer 2023
Projeto promove sessões comentadas de filmes contemporâneos de forma gratuita
A programação do projeto inicia na próxima quarta-feira (25), a partir das 19h, no Cine Mussi, em Laguna
20/04/2018 16h27 | Por: Redação
Com o objetivo de fomentar a reflexão e o debate por meio do cinema, o Sesc em Santa Catarina lançou o projeto “Diálogos Urgentes”, com sessões comentadas de filmes contemporâneos, toda última semana do mês, até outubro. O documentário “Central”, de Tatiana Sager, abre a programação do projeto, na próxima quarta-feira (25), a partir das 19h, no Cine Mussi, em Laguna. A entrada é gratuita.
As obras audiovisuais selecionadas para exibição levantam temáticas atuais e pertinentes ao momento, que serão debatidos por convidados ligados aos assuntos e comunidade. “Com esta ação, o Sesc abre um espaço de diálogo na sociedade. Promover essas discussões, por meio do cinema, estimula o cidadão no que diz respeito ao desenvolvimento da sua percepção do mundo e incentiva a formação de uma consciência crítica”, declara a gerente de Cultura do Sesc no Estado, Maria Teresa Piccoli.
O Presídio Central de Porto Alegre é o tema do documentário Central. No filme, representantes do Poder Judiciário, do Ministério Público e pesquisadores analisam a situação crítica da prisão. Policiais militares, familiares e, principalmente, presos, falam sobre o cotidiano da cadeia, descrevendo graves problemas, como a superlotação. Imagens inéditas mostram o interior das galerias, onde os guardas não entram, e os próprios presidiários, organizados em facções, detêm o comando.
Calendário “Diálogos Urgentes” de abril e maio
Programação sujeita a alterações.
25 de abril: “Central”, de Tatiana Sager.
Sinopse: Notícia constante nas mídias nacional e internacional, o Presídio Central de Porto Alegre é o tema do documentário Central. No filme, dirigido por Tatiana Sager e co-dirigido por Renato Dornelles, representantes do Poder Judiciário, do Ministério Público e pesquisadores analisam a situação crítica da prisão, considerada a pior do país pela CPI do Sistema Carcerário, da Câmara dos Deputados, em 2008, e alvo de denúncias de violações dos direitos humanos feitas à Organização dos Estados Americanos (OEA), em 2013. Policiais militares, familiares e, principalmente, presos, falam sobre o cotidiano da cadeia, descrevendo graves problemas como a superlotação. Imagens inéditas mostram o interior das galerias, onde os guardas não entram, e os próprios presidiários, organizados em facções, detêm o comando. Direção: Tatiana Sager; Gênero: Documentário; Nacionalidade: Brasil. Tempo de duração: 75 minutos.
29 de maio: “Precisamos falar com os homens?”
Sinopse: Precisamos falar com os homens? Uma jornada pela igualdade de gênero" procurará aproximar os homens desse tema tão importante. O objetivo é mostrar que a igualdade de gênero é uma questão que afeta a todos e todas e que, portanto, é benéfica a homens e mulheres. Nele investigamos como se formam, se sustentam e de que modo podemos desconstruir os estereótipos de gênero nocivos, que perpetuam o nosso cenário atual. O documentário é resultado de uma pesquisa qualitativa que rodou o Brasil e será complementado pela pesquisa quantitativa online ainda em curso. Direção audiovisual: Ian Leite e Luiza de Castro; Gênero: Documentário; Nacionalidade: brasileira. Tempo de duração: 51 minutos.
Foto: Prefeitura de Laguna
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE