Cachorro estava sendo procurado por atacar pessoas nas ruas da cidade
Estão circulando vídeos do prefeito de Orleans, Jorge Luiz Koch, capturando um cachorro nas dependências da Administração Pública. Os registros viralizaram na internet nesta sexta-feira, dia 5. A forma como foi feita a retirada do animal tem causado questionamentos e até revolta em algumas pessoas.
As gravações mostram o chefe do Poder Executivo, juntamente com outras pessoas, cercando o cão preto e fazendo a captura com o uso de duas redes e um cobertor. Na sequência, o animal foi encaminhado ao Hospital Veterinário Unibave (HVU), onde deve ser castrado e receberá alguns cuidados. Assista os vídeos:
Após o ocorrido, o prefeito fez uma live nas redes sociais explicando como a situação aconteceu e afirmou que o animal está bem e que irá receber toda a atenção necessária para que não volte a causar problemas nas ruas da cidade. Segundo o chefe do Poder Executivo, o animal estava sendo procurado desde a última segunda-feira, dia 1º, pois estaria atacando e ferindo pessoas, e no dia de hoje seguiu uma pessoa até a prefeitura.
O Governo de Orleans emitiu uma nota oficial. Confira na íntegra:
Nota oficial
A Administração Pública de Orleans, vem por meio desta, inform sobre o estado de saúde do animal resgatado na manhã desta sexta-feira, dia 5, conforme laudo repassado pela Diretora do Hospital Veterihário UNIBAVE - (HVU), Doutora em Ciência Animal - Cirurgia Veterinária, Lívia Gonçalves da Silva Valente.
Sem mais para o momento, para mais esclarecimentos, Hospital Veterihário UNIBAVE.
Declaração de Atendimento Clínico
Declaro para os devidos fins, que a Prefeitura Municipal de Orleans no dia de hoje, encaminhou para o HVU, um canino resgatado no centro da cidade com histórico de agressividade e por estar ocasionando lesões por mordedura a pessoas da cidade. Foi solicitado atendimento clínico, realização de exames, castração e o que mais fosse necessário.
Na avaliação clínica foi verificado que o canino se encontra com o escore corporal normal, hidratado, sem presença de lesões, mucosas normocoradas, assim como demais parâmetros fisiológicos dentro da normalidade para a espécie. Como alterações clínicas foi verificado que o canino é criptorquida (ausência do testículo direito na bolsa escrotal) e que se encontra com infestação de ectoparasitas (pulgas e carrapatos).
No presente momento, o cão denominado Preto, encontra-se internado em nosso hospital e está recebendo todos os cuidados necessários para que posteriormente possa ser vacinado, castrado e encaminhado ao canil municipal da cidade, onde lá permanecerá a espera de uma adoção.
Confira mais vídeos que circulam na internet em que o prefeito comenta sobre o assunto: