Animais estavam à beira da rodovia e foram levados a uma área de vegetação. Caso aconteceu em Dionísio Cerqueira.
Dois tatus foram encontrados durante a obra de restauração na BR-163 em Dionísio Cerqueira, no Oeste de Santa Catarina. Os animais estavam à beira da rodovia e foram colocados em uma área de vegetação.
O resgate foi feito pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) no início de julho. Os dois animais estavam saudáveis e foram registrados pela equipe ambiental do órgão antes de serem devolvidos ao habitat natural.
Segundo o Dnit, durante a obra há uma equipe de gestão ambiental que ajuda no afugentamento de animais, resgate e registros ambientais. O programa mantém biólogos e técnicos para garantir a segurança da fauna e a monitora possíveis impactos ambientais.
Espécie
Comum na região, o tatu-peba (Euphractus sexcinctus) é uma espécie onívora, que se alimenta de frutas, insetos, pequenos répteis, anfíbios, roedores e, ocasionalmente, de carniças.
Segundo o biólogo Christian Raoch, além da espécie encontrada na cidade, os moradores também podem encontrar tatu-galinha (Dasypus novemcinctus) e Tatu-de-rabo-mole (Cabassous tatouay).