O trecho previsto para revitalização passa por Criciúma, Cocal do Sul e Urussanga
Nesta sexta-feira, dia 1° de dezembro, estava programada a retomada das obras de revitalização e duplicação da SC-108. O trecho de mais de 16,4 quilômetros de extensão passa por Criciúma, Cocal do Sul e Urussanga. No momento, no entanto, não há máquinas e funcionários na rodovia estadual.
Não houve não registro da presença de máquinas e pessoas trabalhando na retomada. O coordenador regional Sul da Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade, Ademir Honorato, afirmou que esteve em Cocal do Sul na manhã desta sexta-feira e avistou um homem colocando as placas das obras. “Volta de obra não significa máquina na pista. Hoje se dá início à mobilização. A empresa responsável pelos trabalhos foi para Florianópolis fazer as partes documentais”, explica.
Honorato explica que é necessário preparar o canteiro, funcionários e organizar tudo para a retomada das obras. “É possível começar sábado, segunda-feira ou até mesmo hoje à tarde pode ser que já tenha equipamento no local”, afirma.
Licenças ambientais
As licenças ambientais e desapropriações na área do contorno viário de Cocal do Sul também ganharam um novo capítulo. O governo do Estado já encaminhou as negociações junto aos proprietários de lotes por onde passará o traçado do contorno.
A revitalização e duplicação da SC-108 foi autorizada em setembro de 2022, mas a obra foi paralisada depois da troca de governo em Santa Catarina por conta de revisão do orçamento do Estado. A obra é considerada a maior do Estado em volume de investimento, superando R$ 225 milhões. O trecho a ser revitalizado e duplicado possui uma extensão de 16,4 quilômetros, partindo do encontro com a SC-445, em Urussanga, até a chegada em Criciúma. O projeto também contempla o contorno viário do lado Leste de Cocal do Sul.