Sábado, 11 de janeiro de 2025
Fechar [x]
Geral

Santa Catarina reduz desemprego e mantém a maior taxa de trabalhadores com carteira assinada do país

Taxa de desocupação caiu de 3,8% para 3,5%

16/08/2023 18h25 | Atualizada em 16/08/2023 18h25 | Por: Redação | Fonte: Engeplus
Divulgação

O desemprego caiu em Santa Catarina nos últimos três meses. A taxa de desocupação passou de 3,8% para 3,5%, a terceira menor do país, atrás apenas de Rondônia (2,4%) e Mato Grosso (3%). Além disso, o Estado é líder em nível de ocupação (64,9%) e de empregados com carteira assinada (88,1%). Os dados do segundo trimestre foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O governador Jorginho Mello relembra que, em relação ao trimestre anterior, houve queda de 7,7% da população desocupada. “Podemos considerar que Santa Catarina está em pleno emprego. Desde 2014, o Estado não tinha uma empregabilidade tão boa assim no segundo trimestre. Também estamos à frente na região sul em relação à taxa de desocupação. Isso não significa competição, mas sim que garantimos oportunidade para quem vive hoje no nosso Estado e quer um futuro melhor”, destaca. 

 

A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD) também destaca que houve crescimento da população ocupada em seis das dez atividades econômicas no estado no segundo trimestre de 2023. O grupamento Outros serviços (12,2%) teve o maior crescimento percentual de pessoas ocupadas no segundo trimestre. Outros setores que avançaram foram transportes, administração, comércio. 

O secretário da indústria, do comércio e do serviço, Silvio Dreveck, destaca que Santa Catarina tem 26 mil empregados com carteira a mais no trimestre e um dos motivos é a economia forte e diversificada. “Cada região contribui à sua maneira, mas os empregos estão sendo criados em todos os lados. Nessa semana, temos quase 6 mil vagas de trabalho em aberto no Sine. Isso é um sinal do dinamismo de Santa Catarina. O Governo está atuando para atrair cada vez mais investidores, oferecendo segurança jurídica para que eles possam prosperar, trazendo mais riquezas e desenvolvimento”, avalia.

Santa Catarina permanece com a menor taxa de informalidade do país 

O número de catarinenses na informalidade no segundo trimestre totalizou 1 milhão e 49 mil pessoas, é a menor taxa do país. Os trabalhadores domésticos sem carteira (-2,7%) tiveram redução frente ao primeiro trimestre de 2023, com 3 mil pessoas a menos.

SC tem a menor proporção de desalentados

Os desalentados são pessoas fora da força de trabalho, que estavam disponíveis para assumir uma vaga, mas não tomaram providência para conseguir trabalho. O percentual de pessoas desalentadas (0,4%) no segundo trimestre do ano se manteve o menor entre as Unidades da Federação.

Colaboração: Assessoria de imprensa da Secretaria de Indústria, Comércio e Serviço

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

MAIS LIDAS

Em breve
Noticom

Av. Marcolino Martins Cabral, 926
Centro, Tubarão - Edifício EJB - Sala 604
LIGUE E ASSINE (48) 3052-2051

Noticom © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!