Aeronave estava em voo teste e apresentou problema no trem de pouso
Um avião do Batalhão de Operações Aéreas (BOA) do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina precisou fazer um pouso de emergência no Aeroporto Federal Antônio Correia Pinto de Macedo, em Lages, na manhã desta sexta-feira, dia 5. O acidente ocorreu após uma falha no trem de pouso da aeronave. Ninguém se feriu.
Em nota o CBMSC informou que o avião batizado de Arcanjo 04, de modelo Carajá, estava passando por uma manutenção rotineira. Ao fim da manutenção, em voo teste, ocorreu a falha no tem de pouso, necessitando que o pouso ocorresse diretamente no solo.
“No momento do voo teste estavam no avião apenas dois bombeiros militares: o piloto, tenente Francisco Clemente Scharf Filho e o comandante da aeronave, capitão Alvaro Luiz Bilher Junior. Ambos estão bem, não sofreram ferimentos”, diz a nota.
O pouso forçado causou vazamento de combustível na pista do aeroporto, gerando um princípio de incêndio. “As equipes atenderam um princípio de incêndio, que foi combatido com o uso de água e espuma, uma vez que havia a presença de querosene, um líquido inflamável. Controlado o incêndio, geridos os riscos e feita a exaustão da fumaça do interior da aeronave a equipe de plantão deixou ao local”, informou o CBMSC.