A ação é intensificada entre segunda e sexta-feira
O Samae segue realizando e visitando residências para verificar se o esgoto sanitário está conectado corretamente à rede coletora e se a água das calhas está ligada à rede de drenagem pluvial. A ação é intensificada entre segunda e sexta-feira, sempre no turno da manhã. Na sexta-feira, dia 2, a fiscalização acontece na Rua Guanabara, Bairro Vila São José em Araranguá.
De acordo com o fiscal João Aires Feck Júnior, todos os domicílios – cerca de 40% da área urbana da cidade – onde existe disponibilidade de tratamento de esgoto já foram vistoriados: “Estamos repassando estes endereços. Primeiro orientamos os moradores. Depois conferimos se as adequações recomendadas foram providenciadas. Estimo que 211 unidades ainda careçam de ajustes”.
A intenção da fiscalização feita pelo Samae é orientar a população, pois a água da chuva não pode estar ligada na rede de esgoto, porque provoca sobrecarga e extravasamento na rede, podendo aumentar os custos de tratamento de esgoto. O esgoto sanitário também não pode estar ligado na rede de drenagem pluvial”.
As vistorias são realizadas desde maio do ano passado por profissionais do Samae, que atuam identificados com uniforme e crachá, além de utilizarem veículo adesivado com a logomarca da autarquia”. Para executar este serviço é necessário que os vistoriadores entrem nas residências, com a permissão do munícipe para verificarem os pontos geradores de efluentes como: ralos de pias, caixas de gordura e vasos sanitários.
O Samae reitera que os ralos das pias, chuveiros, lavanderia e o vaso sanitário devem estar ligados à rede coletora de esgoto, assim os resíduos seguem para a estação de tratamento de esgoto e a água resultante é devolvida limpa para a natureza. Já a água das calhas e piscinas devem estar ligadas à rede de drenagem pluvial (água da chuva), e vai direto para os corpos d’água (rios, riachos e córregos), evitando enchente e preservando o meio ambiente. Em caso de dúvidas, o munícipe pode entrar em contato com o Samae pelo telefone 3524-0837.