Monitoramento de velocidade vem sendo feito pela Defesa Civil de Santa Catarina
Em razão da passagem de um ciclone extratropical na região Sul do Brasil, Santa Catarina já vem sendo afetada. O município de Siderópolis nesta quinta-feira, dia 13, registrou rajadas de ventos com cerca de 157, 4 quilômetros por hora, que já vem causando diversos impactos pela cidade. O município, nesta manhã, registrou a queda de 39 placas de energia solar, atingindo cerca quatro veículos que estavam estacionados no parque Aguaí Santuário Ecológico.
A ocorrência aconteceu às 9h20 e ninguém no local se feriu. “Em questão de segundos as placas solares foram arrancadas pelas rajadas de ventos, atingindo os nossos veículos e dos nossos funcionários que trabalham na parte administrativa do parque. Foi um grande susto causa, mas graças a Deus não houve nenhuma pessoa ferida”, afirmou proprietário do parque, Albertino Ferreira.
Se pronunciando sobre o ocorrido, o proprietário do parque ainda afirmou que por segurança, o espaço ficará fechado nesta quinta-feira para a visitação. “O evento de lançamento do Cicloturismo Rotas do Aguai que aconteceria nesta sexta-feira, dia 14, às 14 horas, também foi cancelado”, explicou Ferreira.
Prejuizos em levantamento
Além da queda das placas solares, o município também registrou outros impactos durante esta quinta-feira. Como, por exemplo, quedas de árvores, destelhamento de construções e colapso de coberturas. Um dos locais afetados foi o Salão da Igreja do São Pedro no município.
Com a finalidade de alertarem a população a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compedec) com a Secretaria de Obras na cidade vem desenvolvento atendimentos para trazer segurança a população. Os prejuízos ainda estão em levantamento.
Monitoramento pela Defesa Civil de Santa Catarina
O monitoramento das rajadas de ventos vem sendo feito pela Defesa Civil de Santa Catarina ao longo do dia. Depois de Siderópolis, Bom Jardim da Serra e Urupema também vem registrando altos registros fortes de ventos com, respectivamente, 146,9 e 112, 7 km/h nas últimas seis horas de acordo com o órgão. Confira também os impactos do vento em outros municípios da região Sul catarinense.