Defesa Civil alerta para risco de alagamentos, enxurradas e deslizamentos de terra
A chuva intensa que atingiu Criciúma e região pode se repetir nas próximas horas. Isto é o que indica a atualização meteorológica da Defesa Civil, que alerta para grande volume de precipitação na área entre o Planalto Sul e o Litoral Sul durante o período entre a noite desta quarta-feira e madrugada de quinta, dias 17 e 18.
“Nas áreas do Sul do estado, os modelos indicam uma condição de tempo chuvoso para esta noite e madrugada, trazendo volumes de chuva que podem superar novamente a casa dos 100 mm (milímetros). Nestas áreas, existe risco para alagamentos, enxurradas pontuais e deslizamentos”, afirma a Defesa Civil.
Mapa da Defesa Civil informa áreas de maior risco em SC.
Ontem, a chuva torrencial provocou alagamentos em Criciúma, sobretudo na área central do município. No bairro Vila Rica, uma cratera abriu no meio da SC-443, enquanto um deslizamento de terra fez o asfalto ceder no encontro da avenida Luiz Lazzarin com a rua São Francisco do Sul, no bairro Vila Zuleima. No Centro, uma árvore caiu na praça Nereu Ramos.
De acordo com a Defesa Civil, o processo de formação de uma baixa pressão favorece os temporais, que chegam acompanhados de raios e rajadas de vento na maior parte do estado. A perspectiva é que as regiões do Grande Oeste e Norte também sejam atingidas. “Os temporais trazem riscos para ocorrências como destelhamentos, queda de galhos e árvores, danos na rede elétrica, alagamentos e enxurradas pontuais”, diz a Defesa Civil.
Segundo a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri/SC), as rajadas de vento podem chegar aos 35 quilômetros por hora (km/h) em Criciúma. Em Araranguá, são esperadas rajadas de até 49 km/h, a mesma velocidade esperada para Balneário Arroio do Silva. Já no Balneário Rincão, o vento pode atingir 78 km/h.