Defesa Civil emitiu alerta na manhã desta sexta-feira para temporais que podem atingir o Estado durante a tarde e a noite desta sexta-feira (10)
A manhã desta sexta-feira (10) foi marcada pelo tempo firme e calor em boa parte de Santa Catarina. Porém, uma área de baixa pressão localizada entre a Argentina e Oeste do Uruguai influenciará as condições climáticas pelo Estado, explica a Defesa Civil.
Conforme o último alerta, emitido às 11h, os fenômenos vindo dessas áreas combinados com a presença de calor e umidade cria um ambiente propício para a formação de pancadas de chuva e temporais isolados durante a tarde e início da noite.
As áreas mais afetadas incluem o Grande Oeste, Planalto Sul, além de partes do Planalto Norte e Alto Vale do Itajaí. Os especialistas alertam para a possibilidade de ocorrência de raios, chuvas pontualmente intensas, rajadas de vento e eventual queda de granizo.
O risco é considerado moderado nas áreas destacadas em amarelo, enquanto as regiões em verde apresentam um risco baixo. Entre as possíveis ocorrências, destacam-se destelhamentos, danos à rede elétrica, queda de galhos e árvores, alagamentos e enxurradas pontuais.
No sábado (11), o dia começa ensolarado na maioria das regiões de Santa Catarina, mas apresenta variação de nebulosidade ao longo do dia. Ainda, a Defesa Civil aponta que no decorrer da tarde e noite, de forma isolada, podem ocorrer temporais em todas as regiões catarinenses.
As temperaturas sobem rapidamente e são esperadas máximas acima de 30°C em praticamente todo o Estado. O Extremo-Oeste, Litoral Sul e Litoral Norte são as regiões onde devem ser observadas as maiores temperaturas, as quais devem superar os 35°C, conforme a Defesa Civil.
Além disso, a Defesa Civil aponta que as rajadas de vento ao longo do sábado podem ultrapassar os 60 km/h no Grande Oeste e Planalto Sul.