A estação mais gelada do ano se estende até setembro
Nesta quarta-feira, dia 21 de junho, às 11h57, no horário de Brasília, o inverno marcará o início da estação mais fria do ano. Segundo o climatologista da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri/Urussanga), Márcio Sônego, por influência do El Niño, o inverno terá temperaturas mais elevadas que as médias históricas.
“O El Niño já está formado, com isso, a chuva deve ficar dentro da normalidade ou até um pouco acima nos próximos meses, mas com temperatura máxima acima da média histórica. Neste ano, o inverno terá noites com miníma de 9ºC e a máxima ao longo dos dias de 23°C, porém podemos ter temperaturas mais elevadas em alguns dias em virtude do El Niño”, detalha Sônego
Conforme a previsão da Epagri, no trimestre a previsão é de pouco frio no Estado, com temperatura próxima a acima da média climatológica. Nos próximos meses algumas massas de ar frio chegam ao Sul do Brasil, provocando frio mais abrangente, com formação de geada ampla em Santa Catarina. Episódios de neve podem ocorrer associados às massas de ar frio, sobretudo no Planalto Sul. No entanto, neste inverno não tem indicativo de frio duradouro, as massas de ar frio devem intercalar com períodos mais aquecidos.
Também são esperados dias consecutivos de temperatura elevada (acima de 30ºC), caracterizando veranicos que devem ser mais frequentes neste ano. Outra caraterística da estação são os nevoeiros, associados à nebulosidade baixa, com redução de visibilidade.
Avaliação do outono
Sônego afirma que o outono foi mais quente que o normal. “Abril foi dentro da normalidade, mas o mês de maio foi 2°C acima do normal e junho 1,5ºC acima da média histórica”, pontua.