Ciclone formado no litoral vai influenciar na condição de tempo no Estado
Nesta sexta-feira (19), um ciclone extratropical está previsto para atingir Santa Catarina. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja de perigo para tempestades, válido até as 10h do mesmo dia. Além de Santa Catarina, o Paraná e partes de São Paulo e do Rio Grande do Sul também enfrentarão os impactos do fenômeno.
Os efeitos mais intensos devem ocorrer nas primeiras horas do dia, trazendo consigo riscos como cortes de energia elétrica, danos em plantações, quedas de árvores e possíveis alagamentos, de acordo com informações do Inmet. A Defesa Civil de Santa Catarina orienta a população a evitar áreas alagadas, a não entrar em contato com as águas e a buscar abrigo em caso de chuvas intensas e tempestades.
As regiões mais afetadas pelas novas tempestades abrangem a Grande Florianópolis, o Vale do Itajaí, e as regiões Oeste, Norte e Sul de Santa Catarina. Os acumulados de chuva esperados variam entre 50 e 100 mm/dia, acompanhados por ventos intensos (60-100 km/h) e possibilidade de queda de granizo.
Entre a noite de terça-feira (16) e a madrugada de quarta-feira (17), o Rio Grande do Sul foi impactado por uma tempestade que causou estragos, bloqueou vias e interrompeu serviços essenciais. Em Cachoeirinha, na Região Metropolitana de Porto Alegre, uma pessoa perdeu a vida devido aos eventos climáticos.