Defesa Civil informou que não foram registradas outras ocorrências decorrentes da ventania
Rajadas de vento registradas na manhã desta terça-feira, dia 2, na região de Laguna, derrubaram banheiros químicos na beira-mar da Prainha. Conforme a Defesa Civil, às 8 horas foram registradas rajadas de 84 quilômetros por hora (km/h) e às 11 horas de 82 km/h. Entre esses horários, a velocidade do vento oscilou entre 50 e 70 km/h.
“Foram situações pontuais, com rajadas mais intensas. Não registramos mais ocorrências decorrentes dessas rajadas ou de chuvas”, afirmou o coordenador regional da Defesa Civil na Associação dos Municípios da Região de Laguna (Amurel), Anderson Martins.
De acordo com o órgão, o vento segue da direção nordeste e deve permanecer desta forma até esta quarta-feira, dia 3, quando a previsão é virar para o quadrante sudeste e sudoeste, com ventos de velocidades entre 50 e 70 km/h e rajadas frequentes. A recomendação, no caso em específico dos banheiros químicos próximos à praia, é que a população evite usá-los durante os fortes ventos.
Segundo informe da Defesa Civil do Estado, nas próximas horas a chuva e os temporais avançam para as demais regiões e, em conjunto com a circulação marítima, intensificam a chuva no litoral, deixando o risco moderado a alto para ocorrências associadas a temporais, alagamentos, enxurradas e deslizamentos.
Recomendações da Defesa Civil para vendavais
Antes da ocorrência do vendaval, revise a resistência de sua casa e desligue os aparelhos elétricos e o gás. Abaixe objetos que possam cair.
Durante tempestades, evite áreas abertas (ficar na areia da praia ou na água, lembrando que a água é um condutor natural de energia) e não se aproxime de árvores, cercas de arame e linhas de energia elétrica. Proteja-se de raios e evite estacionar próximo a torres de transmissão ou em baixo de outdoors.
Se estiver em casa, fique em um cômodo interno, longe de janelas e portas. Se estiver no carro, pare em um local seguro e fique dentro do veículo. Se estiver na rua, procure abrigo em um local fechado.
Após a tempestade, verifique se há danos na sua casa e se há necessidade de reparos. Se houver, procure um profissional especializado para realizar os serviços.
Em caso de urgência e emergência, ligue para o Corpo de Bombeiros (193), Polícia Militar (190) ou Defesa Civil (199).