Formação de geada deve acontecer em alguns pontos da região Sul
Após uma semana quase inteira de chuva, o sol volta a predominar no Sul do estado. Mas isso não quer dizer que não será frio. De acordo com a previsão da Estação de Urussanga da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri/SC), a temperatura mínima no sábado e no domingo, dias 15 e 16, será de 5°C.
Nesta sexta-feira, dia 14, a mínima foi de 10°C em Criciúma. A menor temperatura na região foi registrada na Estação de Urussanga, onde fez 8°C. Como a mínima tende a baixar 3°C nos próximos dois dias, há perspectiva de formação de geada em alguns pontos da região.
“É a formação de geada fraca no amanhecer de sábado e domingo, em áreas tradicionais como Belvedere em Urussanga, Azambuja em Pedras Grandes e em alguns locais do Costão da Serra”, explica o climatologista da Estação de Urussanga da Epagri, Márcio Sônego.
Ciclone ainda produz efeitos no litoral
Mesmo afastado da costa catarinense, o ciclone extratropical ainda produz efeitos na região litorânea do estado, com alteração no mar, com maré alta perdurando até sábado. Já o vento baixou de intensidade e não há perspectiva de ocorrências como aconteceu ontem.
“O final de semana vai predominar o bom tempo. O que está alterado é o mar, muito agitado e de ressaca nesta sexta-feira até sábado ao meio dia. É uma ressaca muito forte e domingo um pouco mais fraco. Ainda tem vento constante na região da praia”, explica Sônego.
Confira a previsão para o final de semana
Sexta-feira: mínima de 8°C e máxima de 20°C - Sol.
Sábado: mínima de 5°C e máxima de 20°C - Sol.
Domingo: mínima de 5°C e máxima de 22°C - Sol.
Neve na Serra
A sexta-feira foi de temperaturas baixas em diversos pontos do estado, sobretudo na região serrana. Segundo a Defesa Civil, a combinação de instabilidades provocadas pelo ciclone com precipitações de inverno provocaram a queda de neve em Bom Jardim da Serra, Urubici e São Joaquim. Mas foi em Urupema a menor temperatura, com -0,6°C.
Abaixo, confira as menores temperaturas registradas pelo monitoramento da Defesa Civil em Santa Catarina: