Animal passou por uma autópsia para tentar identificar a causa da morte. Baleia foi encontrada na faixa de areia da Praia da Joaquina.
Um filhote recém-nascido de baleia-franca foi encontrado morto na Praia da Joaquina, em Florianópolis, na manhã desta segunda-feira (14). O animal, que é um macho e tem 5,2 metros de comprimento, estava na faixa de areia.
O corpo passou por uma autópsia para tentar identificar a causa da morte. Até o momento, segundo a R3 Animal, responsável pelo monitoramento dos animais marinhos na região, não há suspeitas do que o ocorreu. Ele será enterrado na praia, uma das mais movimentadas da capital.
A temporada de reprodução das baleias-francas no Brasil começou em julho e segue até novembro. Os animais utilizam o litoral sul do Brasil para berçário dos filhotes, procriação e acasalamento.
Segundo especialistas que acompanham os animais marinhos, eles vêm a Santa Catarina à procura de águas mais quentes e calmas, livres de predadores. Esse ambiente é mais seguro para filhotes recém-nascidos.
Neste ano, as primeiras baleias foram avistadas em meados de junho. O primeiro filhote de baleia-franca nascido em Santa Catarina avistado por câmeras no mar de Laguna, no Sul.
Visitas a SC em anos anteriores
De acordo com o ProFranca, 228 baleias foram encontradas em Santa Catarina em 2022, número mais alto em cinco anos. Somente em dois dias, entre 20 e 21 de setembro de 2022, mês em que ocorre o pico, os sobrevoos detectaram cerca de 250 delas, entre mães e filhotes.
Nos anos anteriores, a quantidade de registros foi menor. Em 2021, por exemplo, 120 baleias foram encontradas no estado. Um ano antes, os pesquisadores da ProFranca encontraram 42 animais. Em 2019 passaram 53 mamíferos da espécie.