Corpo de Bombeiros trabalhou durante a noite de segunda-feira e madrugada desta terça para resgatar quem não conseguiu deixar as áreas atingidas.
A chuva volumosa em Rio das Antas, no Oeste de Santa Catarina, provocou uma forte enxurrada que destruiu estradas e deixou moradores ilhados na cidade. O Corpo de Bombeiros trabalhou durante a noite de segunda-feira (4) e madrugada desta terça (5) para resgatar quem não conseguiu deixar as áreas atingidas.
Na cidade, segundo dados da Defesa Civil, choveu 100 milímetros. O município já havia registrado a passagem de um tornado que provocou diversos estragos, como uma cratera em uma rodovia estadual (assista o vídeo mais abaixo).
A situação mais preocupante ocorreu na comunidade Linha Glória, onde 12 casas e ruas foram atingidas pela água. Dois tratores do município foram usados para auxiliar no resgate, que começou por volta das 20h30.
No bairro Ipomeia, os moradores de três casas foram retirados e 12 pessoas ficaram sob os cuidados da Defesa Civil municipal. A situação ocorreu, segundo os socorristas, pois o transbordamento dos rios causou chance de alagamento e desabamento dos imóveis.
Tornado na cidade
A cidade de Rio das Antas registrou o sexto tornado ocorrido em Santa Catarina no mês de novembro. O fenômeno ocorreu em 28 de novembro e provocou destelhamentos, danos em um pomar e a destruição parcial de um galpão.
A identificação ocorreu após filmagens divulgadas nas redes sociais (veja abaixo).
Eventos climáticos
As influências do fenômeno El Niño, do aquecimento global e da própria estação do ano estão entre os principais fatores que contribuíram para os eventos climáticos extremos em Santa Catarina. Em novembro, além dos tornados o estado teve um tsunami meteorológico e muita chuva (leia mais nas matérias abaixo).
Cidades onde ocorreram tornados em SC em novembro:
Cunha Porã, em 6 de novembro;
Tubarão, em 11 de novembro;
Itá, em 16 de novembro;
Urupema, em 16 de novembro;
Balneário Gaivota e Sombrio, em 18 de novembro;
Rio das Antas, em 28 de novembro.