Terça-feira, 05 de agosto de 2025
Fechar [x]
Geral

Empresa de tecidos que fez parceria com a Shein anuncia demissão em massa de trabalhadores em SC

Informação foi enviada ao sindicato da categoria na sexta-feira (28). Fábrica de Blumenau tem 1,2 mil funcionários. Empresa não se pronunciou oficialmente sobre o anúncio.

04/07/2023 13h27 | Por: Redação | Fonte: g1 SC
Divulgação

A Companhia de Tecidos Norte de Minas (Coteminas), que possui unidade em Blumenau e fechou parceria para produzir para a Shein, afirmou ao Sindicato dos Trabalhadores Têxtis (Sintrafite-SC) que irá fazer uma demissão em massa no mês de julho na cidade de Santa Catarina. A informação está em um ofício encaminhado pela empresa à categoria na sexta-feira (30).

Segundo a diretoria do sindicato, o documento citava 841 funcionários demitidos. No entanto, em reunião, a empresa afirmou que os desligamentos de aproximadamente 700 trabalhadores começariam a partir da próxima semana.

O g1 tenta contato com a empresa desde segunda-feira (3) por telefone e e-mail. Até a última atualização do texto não houve retorno. A fábrica de Blumenau emprega pouco mais de 1,2 mil pessoas.

No ofício encaminhado aos trabalhadores de Blumenau, a Coteminas afirmou que iria parcelar as rescisões em até 15 vezes. O documento também cita que a empresa tem “a necessidade de realizar desligamentos de funcionários no mês de julho, para podermos manter a continuidade da operação”.

A rescisão de um contrato de trabalho está prevista nos artigos 477 a 491 da Consolidação das Leis do Trabalho, a CLT.

Reação

Em assembleia na segunda-feira (3), os funcionários afirmaram que não aceitariam os rateamentos das parcelas de rescisões em 15 vezes. Também foi criada uma comissão para acompanhar as discussões com a direção da empresa.

Segundo Carlos Alexandre Maske, da diretoria do Sintrafite, a iminente demissão em massa na fábrica deixou os trabalhadores "apreensivos, pois a maioria depende e precisa do emprego".

A categoria também citou que a parceria recente com a Shein ao afirmar que houve um aumento nas ações da empresa.

"Só com esse anúncio, a empresa já ganhou muito dinheiro. Então, é inaceitável esse tipo de ação", afirmou Maske.

A Coteminas passava por uma crise financeira e já havia informado que fazia uma reestruturação da operação. Em janeiro e abril, por exemplo, o sindicato já havia informado que a empresa atrasou os salários dos trabalhadores.

Desde então, a prefeitura de Blumenau acompanha a situação. O prefeito Mário Hildebrandt se reuniu ao menos três vezes com a direção da empresa em São Paulo e em Santa Catarina.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Noticom

Av. Marcolino Martins Cabral, 926
Centro, Tubarão - Edifício EJB - Sala 604
LIGUE E ASSINE (48) 3052-2051

Noticom © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!