Chuva intensa na semana já afetou ao menos 60 municípios do estado e causou a morte de uma pessoa. Dezessete cidades decretaram situação de emergência.
A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu um aviso especial nesta sexta-feira (6) sobre o risco muito alto para ocorrências associadas a chuva volumosa, como alagamentos, deslizamentos, enxurradas e inundações graduais. O alerta vale de sexta até domingo (8).
A chuva intensa na semana já afetou ao menos 60 municípios do estado e causou a morte de uma pessoa. Dezessete cidades decretaram situação de emergência, segundo balanço do órgão estadual.
Previsão do tempo
A sexta-feira terá temporais, com raios, rajadas de vento e granizo, em todas as regiões. A atenção especial, no entanto, será para as cidades do Oeste, Planalto Norte e Vale do Itajaí. No Litoral Sul a chuva será durante a noite.
No sábado (7), a chuva se intensifica entre o Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul. "Persiste o risco alto de temporais acompanhados de chuva intensa, com raios, rajadas de vento e granizo em todas as regiões", informou a Defesa Civil.
No domingo, a Defesa Civil prevê acumulados entre 70 milímetros a 100 milímetros, especialmente do centro ao leste do estado, com pontuais em torno de 150 milímetros e 200 milímetros.
Veja as orientações do Corpo de Bombeiros
No trânsito:
Atenção redobrada, já que o acúmulo de água na pista pode provocar a perda da direção e causar acidentes. Indica-se, também, o aumento da distância entre os veículos em caso de visibilidade comprometida.
Em caso de óleo na pista, não freie bruscamente pois o líquido viscoso pode entranhar nos sulcos dos pneus gerando instabilidade para o veículo. Respeite, sempre, os limites de velocidade e uso cinto de segurança.
No mar:
As condições do tempo são desfavoráveis para atividades de navegação, pesca ou prática de surf. Isso porque o mar deve apresentar ondas muito altas, com cerca de 3 metros, e há risco de ressaca. As rajadas de vento não favorecem nenhuma dessas práticas.
Dicas de prevenção:
Acompanhe os boletins climáticos de autoridades. Verifique se há acúmulo de lixo ou sedimentos que podem obstruir o escoamento da água da chuva e se os ralos de drenagem da residência não estão entupidos.
Busque saber quais estradas e rodovias costumam ser afetadas por inundações para saber qual rota seguir. Estabeleça um plano de comunicação com seus familiares e conhecidos para troca de informações em caso de emergência.
Níveis de água elevados:
Desligue a energia elétrica (quadro de luz), o gás e também a rede de água. Se for possível ou indicado pela Defesa Civil do seu município, desocupe sua residência;
Se abrigue em local seguro e não transite por áreas alagadas. Em caso de movimentação de solo, como rachaduras ou quedas de muros, árvores caídas ou ameaçando cair, saia do local e acione o Corpo de Bombeiros Militar pelo 193 ou a Defesa Civil pelo 199 para avaliação de risco.
Telefones para pedir ajuda:
Corpo de Bombeiros: 193;
Polícia Militar: 190;
Defesa Civil: 199.