Os cães terão a missão de contribuir com a segurança pública não só no combate ao tráfico de drogas
Na manhã desta sexta-feira (11) aconteceu a doação oficial de dois cães policiais ao 5º batalhão de Polícia Militar de Tubarão.
Batizados com o nome das empresas doadoras, o cão Diamante e a cadela GAM foram apresentados oficialmente à comunidade na Solenidade de Promoção de Oficiais e Praças da Polícia Militar, alusiva à Data Magna do Estado de Santa Catarina.
O cão Diamante tem 1 ano e 8 meses, é da raça Pastor Alemão e de pelagem cinza. Os cães terão a missão de contribuir com a segurança pública não só no combate ao tráfico de drogas, mas também na localização de pessoas desaparecidas e na proteção em serviço de guarda.
A liberação de doação do cão policial foi autorizada pelo Presidente da Diamante Energia, gestora do Complexo Termelétrico Jorge Lacerda, Pedro Akos Litsek, representado na cerimônia de hoje pelo Diretor Administrativo-Financeiro, Luiz Ricardo de Oliveira Beatrice e pelo Gerente Administrativo e Serviços, Valdeci Francisco Algayer.
De acordo com Beatrice, a doação é uma demonstração da parceria que a Diamante tem com a sociedade. “Cabe a nós como empresa e cidadãos contribuir sempre que possível. As melhorias para a comunidade não dependem só do estado. E para Diamante, o respeito e a contribuição para sociedade se manifesta destas formas, seja com projetos sociais, culturais e apoios a instituições e autoridades locais”, completou o Diretor.
O Comandante do 5º Batalhão, Tenente Coronel Paulo Sergio Pereira de Bona Portão, explicou que aquisição destes cães é uma situação nova na Polícia Militar, pois à instituição não consegue cobrir todos os batalhões do estado com este investimento. “Por isso, é de fundamental importância o apoio de empresas, pois potencializa muito o trabalho da PM em inúmeras situações”, completou o Comandante.
Um cão policial tem em média uma vida útil de 7 a 8 anos antes da aposentaria. Todos os cães após os anos de trabalho são adotados por famílias interessadas.