Previsão indica cerca de 100 mm de precipitação entre hoje e amanhã
A previsão é de chuva intensa nas próximas horas em Santa Catarina. Segundo informe meteorológico da Defesa Civil, são esperados cerca de 100 milímetros (mm) de precipitação entre esta terça e quarta-feira, dias 2 e 3 de janeiro. Para a região Sul, o risco é de moderado a alto para ocorrências relacionadas à chuva.
“A circulação marítima, que manteve o tempo mais fechado e com chuva ocasional em parte do litoral de SC, ganha força com a formação de um sistema de baixa pressão em baixos níveis da atmosfera, favorecendo a ocorrência de chuva persistente, por vezes intensa, resultando assim, em volumes significativos na faixa leste e áreas próximas com pontuais que podem superar 100 mm no período”, alerta a Defesa Civil.
Das três regiões situadas ao Sul do estado, é na Amurel (Associação dos Municípios da Região de Laguna) onde está concentrado o maior risco para temporais, junto com cidades da Grande Florianópolis, Médio Vale do Itajaí, Baixo Vale do Itajaí e Litoral Norte. “Já a porção entre o Extremo Oeste e o Litoral Sul, ocorrem pancadas de chuva e temporais isolados entre as tardes e as noites”, indica a Defesa Civil.
Em Criciúma, a temperatura deve variar entre 19°C e 32°C, com vento médio 4 quilômetros por hora (km/h) e rajadas de até 30 km/h. São esperados 28.6 mm de chuva, segundo a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri/SC). Já em Balneário Rincão os termômetros ficam entre 19°C e 29°C, com vento médio de 18 km/h e rajadas de até 53 km/h. Deve chover cerca de 22.2 mm.
Extremo Sul
No Extremo Sul, a previsão indica situações semelhantes para Araranguá e Balneário Arroio do Silva, onde a temperatura deve variar entre 20°C e 28°C e as rajadas de vento podem atingir 42 km/h nestes municípios. Em Sombrio, a temperatura varia entre 19°C e 31°C, com previsão de 27.4 mm de precipitação. Já em Balneário Gaivota, as rajadas de vento podem atingir 59 km/h e a temperatura não deve passar de 24°C.