Animal também está nas redes sociais, onde tem cotidiano compartilhado para mais de 6,7 mil seguidores. Segundo o IMA, para adquirir um macaco, ele deve vir de um criadouro autorizado.
Um macaco-prego de 6 anos tem chamado a atenção em Balneário Camboriú, no Litoral Norte de Santa Catarina, por andar de skate, não repetir roupa e viver uma vida bastante urbana (vídeo acima).
Antônio, como é chamado, também está nas redes sociais, onde tem fragmentos do cotidiano compartilhados com de 6,7 mil seguidores.
Segundo Eduardo Capella, tutor do animal, "Antônio é conhecido como o macaquinho skatista", e tem a atenção disputada nos lugares onde passa.
"Quando ele começa a andar de skate na cidade, não passa despercebido", brinca o tutor.
O interesse pelo esporte partiu do próprio Antônio, segundo o dono, que via os jovens andando de skate pelas ruas durante os passeios recorrentes. Em julho, os dois saíram do estado pela primeira vez e viajaram para Gramado (RS).
"Ele escutava o barulho do skate e já ia para a porta do carro. Até que um dia a gente decidiu comprar um skate para ele brincar. [...] Em duas horas, ele já estava subindo em cima, empurrando com a patinha", relata Eduardo.
Eduardo conta que a família "não força nada", e que tudo que ele faz é porque gosta.
Segundo o Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), para adquirir um macaco, é necessário que ele venda de um criadouro autorizado. O comprador, como é o caso de Eduardo, também precisa ter em mãos documentos que comprovam a tutela.
Sem roupas repetidas
Segundo Eduardo, "uma marca registrada do Antônio é que ele não repete roupa", com exceção da camiseta do Flamengo. As peças são feitas sob medida, mas também compradas em lojas infantis.
"Algumas eu mando fazer, que normalmente são as partes de baixo, ou eu compro e adapto. Hoje, pelo tamanho que ele está, eu consigo comprar roupa de criança recém-nascida e de 1 ano, dependendo do tamanho", afirma.
A vida em casa
Bastante ativo, Antônio tem a casa toda para brincar e passa o dia com o tutor. Segundo Eduardo, até os horários de dormir da duplas são sincronizados.
"Ele convive solto, muito tranquilo, não mexe nas coisas, tudo ele pede", conta. O tutor conta que o macaco também se dá bem com outros animais, como gatos e cachorros.
Onívoro, a dieta dele inclui carnes a folhas.
"A gente acaba mantendo a dieta dele, com bastante frutas, legumes e também as carnes. Eu dou carne cozinha para ele, ovo. Ele tem essa dieta balanceada".