Em 2022, Estado precisou remanejar detentos por conta de inundação da unidade
A Secretaria de Estado da Administração Prisional e Socioeducativa (SAP) informou na tarde desta quinta-feira, dia 5, que fará a transferência provisória dos detentos do Complexo Penitenciário de Tubarão para outras unidades do Estado. A medida é preventiva, levando em conta as fortes chuvas previstas para o Santa Catarina nos próximos dias. A unidade fica em uma área onde há o risco de inundações.
Em nota, a SAP afirmou que a operação será realizada pelo Departamento de Polícia Penal e que ação faz parte do “ativação do Plano de Contingência para Deslizamentos de Grande Impacto, Inundações Bruscas ou Processo Geológicos/Hidrológicos Correlatos do DPP em decorrência dos alertas emitidos pela Defesa Civil no Estado”. Confira abaixo a nota completa.
NOTA TUBARÃO – 05/10
A Secretaria de Administração Prisional e Socioeducativa confirma a evacuação preventiva e temporária dos internos do Complexo Penitenciário de Tubarão para outras unidades prisionais do estado. A operação realizada pelo Departamento de Polícia Penal por meio da Diretoria de Segurança e Operações e seus grupos especializados, vai ao encontro à ativação do Plano de Contingência para Deslizamentos de Grande Impacto, Inundações Bruscas ou Processo Geológicos/Hidrológicos Correlatos do DPP em decorrência dos alertas emitidos pela Defesa Civil no Estado.
Em maio de 2022, em um outro episódio de chuvas intensas no Sul de Santa Catarina, a unidade prisional ficou inundada [foto acima] e 759 presos precisaram ser transferidos. Durante o procedimento, 13 deles conseguiram fugir, sendo que 12 deles foram recapturados em menos de 24 horas.