Instituição foi atingida por incêndio na madrugada desta quarta-feira, dia 16
A Casa Guido, instituição filantrópica de Criciúma, foi atingida por um incêndio na madrugada desta quarta-feira, dia 16, por volta de 1h40, na rua Santo Antônio, no bairro Centro. As chamas foram apagadas pelo Corpo de Bombeiros, que ainda retirou duas pessoas e uma gata durante a ocorrência na entidade.
Atualmente, são atendidos 84 pacientes de zero a 19 anos. A Casa Guido oferece alimentação, medicamentos (que não são doados pelos órgãos competentes), doação de cestas básicas, ajuda financeira para o translado ao hospital e a sua cidade de origem. “Vamos continuar atendendo os pacientes. Ninguém se machucou e precisamos deixar o espaço isolado neste momento até para a perícia avaliar. Não sabemos onde o fogo iniciou e temos que aguardar. O incêndio atingiu o espaço de descanso, local que possuía televisão, livros e fotos dos pacientes”, explica a captadora de Recursos da entidade, Viviane Hoffmann Garcia.
Conforme Viviane, as duas pessoas retiradas pelos bombeiros durante a ocorrência estavam em dormitórios. “Elas estavam na parte de cima e foram encaminhadas para um hotel. Já a gata é da instituição e foi para um hospital veterinário, pois ela estava com dificuldades de respirar, mas não apresentava ferimentos”, detalha.
A entidade deve lançar uma campanha para buscar recursos para a reforma do local, mas isso deve ocorrer nos próximos dias. “Precisamos saber o que aconteceu, mas devemos fazer algo para refazer esse cômodo e pensar que campanha lançar. Primeiro vamos fazer o levantamento do valor necessário”, comenta.
Os atendimentos seguirão sendo realizados. “Vamos avisar todas as famílias. Estamos sem energia e seguiremos atendendo pelo telefone. Nenhum atendimento será paralisado”, pontua. A parte administrativa na frente, o refeitório e dormitórios que ficam nos fundos da casa não foram afetados pelo fogo.