Defesa Civil diz que nível dos rios está dentro da normalidade
O volume de chuva em cidades do Extremo Sul Catarinense (Amesc) já é o maior no acumulado na comparação com todas as demais regiões do estado. Segundo a Defesa Civil, nas últimas seis horas choveu 36 milímetros (mm) em São João do Sul, 34 mm em Santa Rosa do Sul, 27 mm em Praia Grande e 25 mm em Sombrio.
Higor de Oliveira Pereira, coordenador regional da Defesa Civil na Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense (Amesc), explica que o órgão monitora o nível dos rios na região, mas até o momento eles estão dentro da normalidade. “Está tranquilo, apenas algumas escolas suspenderam aulas em Praia Grande e em Balneário Gaivota. A princípio, os rios estão dentro das calhas e não extravasaram”, afirma.
A perspectiva é que chova mais 100 milímetros entre a noite desta terça-feira e a madrugada desta quarta, dias 26 e 27. Pereira explica que como a concentração de chuva na Serra Gaúcha é baixa, os riscos de enxurradas na Amesc diminuem. “A Defesa Civil está informando um acúmulo razoável de chuva na região, mas acreditamos que não terá prejuízo ou danos humanos. Talvez possa ter alagamentos pontuais nas cidades, mas dificilmente enchente de rios”, explica.
Segundo a Defesa Civil, o vento médio sopra com fraca a moderada intensidade e de direções variadas, com rajadas entre 50 e 60 km/h do Oeste ao Litoral Sul e chuva constante. “A terça-feira já iniciou com tempo instável no norte de Santa Catarina e no decorrer da manhã novas instabilidades avançaram pelo Sul do estado, trazendo chuva forte e temporais isolados, com registro de granizo. No momento, as temperaturas variam entre 29 e 34°C no Grande Oeste e entre 18 e 23°C no restante do estado”, diz a Defesa Civil.
Situação em Balneário Gaivota
Neste momento, o coordenador da Defesa Civil está em Balneário Gaivota. O município foi um dos mais afetados pela chuva de granizo registrada em agosto, quando as pedras de gelo danificaram telhados de casas e cerca de 2.500 residências foram afetadas.
“As famílias ainda estão sofrendo com o grande volume de chuva e não conseguiram substituir as telhas. Estou agora em Balneário Gaivota e falta entregar, em média, para 150, mas o pessoal não está conseguindo substituir”, afirma.
Em caso de emergência, ligue para o telefone 199 da Defesa Civil ou 193 do Corpo de Bombeiros.