Prejuízo ainda está em levantamento pelas coordenadorias municipais da Defesa Civil
As cidades de Balneário Gaivota, Jacinto Machado e Santa Rosa do Sul, no Extremo Sul do estado, foram atingidas por queda de granizo no final da manhã desta quarta-feira, dia 11. A Defesa Civil ainda faz o levantamento do prejuízo causado pelo fenômeno, que atingiu os municípios por volta das 11 horas.
O coordenador regional da Defesa Civil na Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense (Amesc), Higor de Oliveira Pereira, explica que neste momento a região passa por trovoadas e instabilidade no clima, a exemplo do que acontece também no restante do estado.
“Estão fazendo o levantamento, mas a princípio sem grande prejuízo. Foi um granizo de tamanho razoável, mas não o suficiente para quebrar o telhado. Normalmente tem granizo antes da tormenta. Há instabilidade total, com fortes chuvas e raios, só vento que não”, explica Pereira.
Com o solo encharcado devido a chuva que atingiu o estado entre o meio da última semana e segunda-feira, a Defesa Civil alerta para o risco de inundações e deslizamentos de terra. A previsão indica entre 70 e 100 milímetros de chuva entre hoje e amanhã em toda Santa Catarina, exceto em parte do Oeste e no Extremo Oeste.
“São dois dias. Então alertamos para que as pessoas fiquem em local abrigado. Em caso de raio, não permaneça debaixo de árvores. Há risco de inundação e a preocupação maior é que o solo está encharcado e isso aumenta o risco de deslizamentos. O alerta é para toda a região da Amesc e em toda Santa Catarina”, afirma o coordenador da Defesa Civil.