Assunto tem sido discutido nas últimas semanas na região Sul, em especial em Içara
Nas últimas semanas tem sido assunto na região Sul, principalmente no município de Içara, o aparecimento e aumento populacional de mosca branca. A preocupação foi levantada durante uma sessão ordinária na semana passada na Câmara de Vereadores do município, sendo o assunto tratado como algo problemático, que estaria causando sérios danos para a agricultura, e que produtores de toda a região estariam sendo afetados pelo inseto, correndo risco de desabastecimento em propriedades rurais.
Nessa terça-feira, dia 16, técnicos da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) e Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) em reunião na Câmara Municipal de Içara, relataram que o aumento populacional de mosca branca não causa problemas tanto para a saúde humana quanto para a saúde animal, e que não há riscos de desabastecimento com os produtos hortifrútis.
Chegada do frio
A tendência é que com a chegada do frio, ocorrerá uma diminuição da população do inseto. Apesar de não se tratar de uma praga nova, a Epagri iniciará um trabalho de identificação e monitoramento do inseto na região, devido à variedade de espécies. Os produtores rurais também serão informados quanto as medidas de controle com base no manejo integrado de pragas, dentro das ações de assistência técnicas e extensão rural.