A liberação do sinal de internet 5G foi autorizada em mais 21 cidades de Santa Catarina nesta segunda-feira (27)
A liberação do sinal de internet 5G foi autorizada em mais 21 cidades de Santa Catarina nesta segunda-feira (27). Quase todos os municípios ficam na Grande Florianópolis (veja lista abaixo).
O anúncio foi feito pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Em todo o país, mais 347 cidades passam a poder contar com a nova tecnologia a partir desta semana. A permissão é válida para a nova rede 5G puro da faixa 3.5GHz, a mais disputada pelas empresas no leilão do serviço, feito pelo país, em novembro de 2021.
Entre os estados que tiveram liberação de sinal 5G autorizada nesta segunda-feira, Minas Gerais é o que tem maior número de municípios, com 50, seguido por Rio Grande do Sul (33) e Paraná (32). Santa Catarina é o quarto estado com mais cidades.
Apesar da liberação, na prática, isso não quer dizer que os municípios já terão o sinal ligado. Para que isso aconteça, as prestadoras que adquiriram lotes na faixa de 3,5 GHz terão que solicitar à Anatel o licenciamento e ativações de estações de 5G nesses municípios. O prazo para as operadoras ativarem o sinal aos clientes é extenso e obedece um cronograma estabelecido pela agência, considerando o número de habitantes das cidades.
País tem 487 localidades com 5G liberado
Até o momento, 487 localidades obtiveram a liberação do 5G em todo o país. O número equivale a 40% da população. Em Santa Catarina, 30 cidades já obtiveram essa liberação. Além das 21 que têm permissão a partir desta segunda, outras nove já haviam recebido liberações entre julho de 2022 e janeiro deste ano. O sinal 5G começou a funcionar no país em julho de 2022.
Além de maior velocidade, o 5G reduz o tempo entre o estímulo e a resposta da rede de telecomunicações, aumenta a capacidade de dispositivos conectados ao mesmo tempo em uma determinada área e reduz o consumo de energia, com consequente aumento da sustentabilidade.Segundo a Anatel, atualmente, somente 109 modelos de smartphones, disponíveis no mercado brasileiro, estão aptos para receber o sinal 5G. A lista desses aparelhos pode ser consultada no site da Anatel.
Cidades com 5G liberado pela Anatel em SC
Jaraguá do Sul, Palhoç, aBiguaçu, Tijucas, São João Batista, Garopaba, Santo Amaro da Imperatriz, Nova Trento, Governador Celso Ramos, Canelinha, Alfredo Wagner, Antônio Carlos, Paulo Lopes, Águas Mornas, São Pedro de Alcântara, Angelina, Major Gercino, Anitápolis, Leoberto Leal, Rancho Queimado e São Bonifácio.