Esportes
Jaqueline Mourão fica em 74º lugar nos Jogos Olímpicos de Inverno
Ela é a única atleta – entre homens e mulheres - a competir em duas edições de Jogos Olímpicos de Verão e quatro de Inverno
15/02/2018 19h11 | Por: Redação
A primeira brasileira a competir nos Jogos Olímpicos de Inverno de 2018, a mineira Jaqueline Mourão, concluiu a prova do esqui cross country na 74ª colocação, a frente de outros 16 atletas de 15 nacionalidades que disputaram a prova em PyeongChang, na Coreia do Sul. Aos 42 anos de idade, Jaqueline disputou sua sexta Olimpíada. Segundo o Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Jaqueline é a única atleta – entre homens e mulheres - a competir em duas edições de Jogos Olímpicos de Verão e quatro de Inverno.
A atleta percorreu os 10 quilômetros em 30 minutos e 50 segundos, alcançando seu melhor resultado no cross country. A vencedora da prova foi a norueguesa Ragnhild Haga, que concluiu a prova em 25 minutos. A segunda posição foi conquistada pela sueca Charlotte Kalla (25min20s8). A norueguesa Marit Bjoergen e a finlandesa Krista Parmakoski terminaram empatadas na terceira colocação, com o tempo exato de 25min32s4.
Ao fim da prova, a brasileira comemorou o resultado. “Sou, de longe, a melhor latino-americana nessa prova. Bati um monte de países. Nos Jogos Olímpicos estão apenas as melhores do mundo. Foi uma prova muito dura. Dei o máximo que eu pude, mesmo passando um susto na véspera”, afirmou a mineira, que, na véspera, passou mal devido a problemas estomacais.
A atleta ainda revelou o desejo de disputar mais uma Olimpíada. “Se o Brasil estiver comigo para me dar força para treinar eu vou para mais uma Olimpíada sim”, disse Jaqueline, minimizando o peso do passar dos anos sobre o rendimento em esportes de resistência, como o esqui cross country. “A idade é um tabu, mas uma vez que você passa por isso, acaba percebendo que não é um problema. O mais importante é evoluir na parte técnica. Seguir se desenvolvendo apesar da idade", conta.
Ao todo, nove atletas brasileiros estão disputando os jogos olímpicos de PyeongChang: Erick Vianna, Rafael Souza, Odirlei Pessoni, Edson Bindilatti e Edson Martins integram a equipe de bobsled (espécie de corrida de trenó sobre o gelo); Isadora Williams (patinação artística); Michel Macedo (esqui alpino); Jaqueline Mourão (esqui cross-country) e Victor Santos (esqui cross-country). A carioca Isabel Clark disputaria a prova de snowboard cross, mas, em função de uma contusão sofrida durante os treinos desta quarta-feira (14), teve que abandonar os jogos.
Foto: Divulgação/COB
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE