O maior sonho de Tiago Borba, 30 anos, era representar o Brasil na competição, na Holanda
O atleta da Unisul com síndrome de Down,
Tiago Borba, 30 anos, obteve a terceira colocação no World Judô Games em Beverwijk (Holanda), na categoria de peso até 73 quilos. Tiago realizou o seu maior sonho, representar o Brasil na Copa do Mundo de judô para atletas especiais.
A competição foi de um nível superior ao esperado e ainda sim, o atleta teve um bom desempenho, afirma o Sensei Júlio César Araújo, coordenador da equipe e um dos técnicos da Seleção Brasileira de Judô para todos. “Foi muito importante vir aqui, ter esse conhecimento. O Tiago foi muito bem. Das seis lutas com atletas da Suécia, Inglaterra, Holanda, Estados Unidos e Japão, entrou em terceiro lugar, fizemos vários intercâmbios e agora prosseguiremos os treinamentos e relacionaremos às pesquisas acadêmicas”, relatou Júlio.
Para participar da competição, a preparação de Tiago foi cuidadosamente programada com sessões de musculação, treinos de ne-waza (técnicas de solo) e treinamento com a equipe principal. Também houve uma adaptação às regras especificas, pois, algumas pegadas e técnicas não são permitidas nessa modalidade.
Foto: Divulgação