Sofia Gelati e Yago Alves vão representar o Brasil junto a outros nove atletas no Mundial Universitário de Triathlon
Onze atletas vão representar o Brasil no Mundial Universitário de Triathlon, que será disputado dias 9 e 10 de setembro em Maceió (AL). Entre eles estão dois catarinenses: Sofia Gelati, de São José, e Yago Rodrigues Santos Alves, de Balneário Camboriú. A competição contará com a participação de atletas de mais de 20 países.
Sofia Gelati, 19 anos, nasceu na Itália, mas mora desde pequena em São José. Ela descobriu o esporte a partir da mãe, que gostava de correr.
- Fiz minha primeira provinha só pra brincar e foi um desastre me grudei na boia de sinalização do mar - relata.
Desde então, Sofia já representou o Brasil no Campeonato Mundial Escolar em 2019 e se qualificou para o Panamericano, após ficar em 7º lugar no Campeonato Sul-Americano de Triathlon, na categoria Júnior. Ela cursa Educação Física na Faculdade Estácio de Sá e foi campeão brasileira de ciclismo virtual nos Jogos Universitários Brasileiros (JUBS), em 2021.
Yago Alves, 23 anos, começou a praticar triathlon aos sete anos, após assistir às competições da modalidade em Balneário Camboriú. Ele foi o mais jovem atleta no Brasil federado junto à Confederação Brasileira de Triathlon (CBTri). Natural de São Paulo, mas criado na cidade catarinense, Yago está cursando jornalismo na Univali e sonha em ser atleta profissional.
Recentemente, ele voltou à capital paulista para treinar na equipe do Esporte Clube Pinheiros. Yago ficou em 3º lugar na categoria Sub-23 no Campeonato Sul-Americano, no Chile, e 3º colocado, na mesma categoria, no Campeonato Brasileiro.
Os dois atletas relatam uma vida de treinos intensa, chegando a 30 horas por semana. Entre natação, ciclismo, corrida e musculação, eles alternam entre duas a três modalidades por dia. Nos fins de semana, os treinos podem ser ainda mais longos.
Para Sofia, a rotina de conciliar treinos e aulas da faculdade é intesificada pela necessidade de trabalhar. Segundo ela, o segredo está na orgnização.
- No período da manhã trabalho, tarde os treinos e de noite faculdade - conta a jovem.
Esta é a primeira vez que o Mundial Universitário de Triathlon acontece após o início da pandemia de coronavírus, em 2020. Em 2018, o Mundial foi disputado em Kalmar, na Suíça, e contou com 131 estudantes atletas de 33 países.
Para quem quiser acompanhar, a transmissão da Mundial será feita pela FISU.TV.
Mundial Universitário de Triatlhon
Organizado pela Federação Internacional do Desporto Universitário (FISU) e Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), a competição segue o formato e as regras do International Triathlon Union (ITU):
Com informações do NSCTotal