A professora Mestra e Educomunicadora, Simone de Bona Porton...
A professora Mestra e Educomunicadora, Simone de Bona Porton, da Escola Técnica de Comércio de Tubarão, teve seu artigo “A inserção da linguagem radiofônica no espaço escolar numa perspectiva contemporânea para a construção de práticas pedagógicas educomunicativas, apresentado em congresso na Universidade de São Paulo (USP).
A participação da professora da ETCT aconteceu em novembro durante o 2º Congresso Internacional de Comunicação e Educação e no 8º Encontro Brasileiro de Educomunicação realizado na USP, com oficinas e painéis com mais de 80 especialistas do Brasil, das Américas, África e Europa.
A Educomunicação é entendida como um paradigma orientador de práticas sócio-educativo-comunicacionais. Têm como meta a criação e fortalecimento de ecossistemas comunicativos abertos e democráticos nos espaços educativos, mediante a gestão compartilhada e solidária dos recursos da comunicação, suas linguagens e tecnologias, levando ao fortalecimento do protagonismo dos sujeitos sociais e ao consequente exercício prático do direito universal à expressão.
Segundo a professora Simone, o locus da prática educomunicativa é a interface comunicação/educação, constituindo-se como um campo transdisciplinar de diálogo, garantidor de novas oportunidade para reflexões e ações.
A educomunicação, termo que hoje faz parte do cotidiano de muitos docentes e discentes, é o tema central focado no artigo apresentado na USP pela professora tubaronense, o qual traz uma abordagem teórica das questões relativas aos meios de comunicação e as tecnologias inseridas no ambiente escolar em específico ao uso da rádio escola.
O artigo é o resultado de sua pesquisa de Mestrado, sendo o objetivo principal desenvolver uma prática pedagógica educomunicativa, cuja proposta consistiu em desenvolver oficinas educomunicativas que se preocupassem, primordialmente, com a relação de comunicação através da inserção da linguagem radiofônica no espaço escolar estabelecendo elos entre os sujeitos para a criação de ecossistemas comunicativos.