O programa tem por objetivo oferecer aos professores cursos gratuitos de formação em educação financeira, de modo a levar o tema a milhões de estudantes pelo país.
O ministro da Educação Milton Ribeiro estará em Tubarão nesta terça-feira (22), onde prestigiará o lançamento do Programa Educação Financeira na Escola em Santa Catarina, em evento que será sediado no auditório do Espaço Integrado de Artes da Unisul, a partir das 10 horas.
Este programa, que terá Tubarão como cidade núcleo das operações no estado, foi lançado pelo Ministério da Educação, em parceria com a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) no último ano e tem por objetivo oferecer aos professores cursos gratuitos de formação em educação financeira, de modo a levar o tema a milhões de estudantes pelo país.
Em Tubarão, o núcleo será coordenado pela secretaria de Fazenda. No último dia 4, a cidade foi contemplada com a assinatura do Programa Municipal de Educação Financeira e Fiscal, que vai beneficiar, em um primeiro momento, estudantes dos ensinos Fundamental e Médio. Além da Cidade Azul, existem outros municípios que são núcleos de referência de Educação Financeira da CVM: Maringá, Belo Horizonte, João Pessoa, Manaus, Porto Alegre e Rio de Janeiro.
No entanto, Tubarão foi a primeira a concluir todos os procedimentos para participar da iniciativa, com a apresentação da Lei Municipal que regulamenta o programa já com os parceiros para o calendário 2022 definidos. A primeira etapa do programa será a capacitação dos professores em Educação Financeira e Fiscal, desdobrando as habilidades e competências da BNCC - Base Nacional Comum Curricular na sala de aula, sendo que a Educação Financeira e Fiscal é um dos Temas Contemporâneos Transversais da educação básica.
Na ocasião do evento desta terça-feira (22), haverá, ainda, a apresentação do Guia dos Temas Contemporâneos Transversais, Caderno da macroárea de Economia.
Diversas escolas da rede estadual de Tubarão, Braço do Norte e Laguna devem participar do evento motivadas pelo novo ensino médio, que terá um dos seus itinerários formativos em Educação Financeira, com a mobilização das Coordenadorias Regionais de Educação - as CREs.
Diversas autoridades acompanharão o evento, além do ministro Milton Ribeiro e, obviamente, o prefeito Joares Ponticelli e do vice-prefeito Caio Tokarski. Também estarão presentes o secretário de Educação Superior do MEC Wagner Vilas Boas; o secretário de Educação Básica do MEC Mauro Rabelo; o secretário de Estado da Educação Luiz Fernando Cardoso; o assessor de gabinete do ministro Anderson Rodrigues; a chefe de Assessoria de Cerimonial Vanessa Reis Souza; a coordenadora-geral de Gestão Estratégica da Educação Básica Maria Luciana da Silva Nóbrega; a coordenadora-geral de Formação de Professores da Educação Básica Leda Regina Bittencourt da Silva, o coordenador de Cerimonial Ruy Mattos.
Com informações do HCNotícias