O Parque Ambiental Encantos do Sul realizou uma reunião na noite dessa terça-feira, dia 25, no Espaço Multiuso do Centro de Cultura e Sustentabilidade...
O Parque Ambiental Encantos do Sul realizou uma reunião na noite dessa terça-feira, dia 25, no Espaço Multiuso do Centro de Cultura e Sustentabilidade com os 60 alunos selecionados para compor as duas turmas do projeto Guarda Ambiental 2019 e com seus respectivos pais. O vice-presidente da Associação Jorge Lacerda, entidade composta por cinco instituições e criada para administrar o Parque, Luiz César Fernandes, fez a abertura da reunião. César explicou aos alunos e pais alguns aspectos institucionais do Parque e da Associação Jorge Lacerda (AJL), e destacou o esforço que ambos têm feito para disponibilizar uma programação de atividades alinhada com a missão, visão e valores da AJL e do Parque.
O projeto Ambiental dá lugar ao antigo Protetor Ambiental (Proa), executado em 2017 e 2018 em parceria com a Polícia Militar Ambiental de Laguna, Prefeitura de Capivari de Baixo, Conselho Municipal de Meio Ambiente e outras entidades e instituições. O sargento Carlos Roberto da Silva, que foi o coordenador do Protetor Ambiental do Proa 2017/2018 prossegue no Guarda Ambiental, agora com educador ambiental voluntário. Carlos Alberto falou na sequência ao vice-presidente da AJL e esclareceu aos pais e alunos alguns detalhes do projeto, objetivos e metas a serem alcançadas.
O Guarda Ambiental vai formar 60 jovens entre 12 e 15 anos de idade – duas turmas de 30 -, que terão aulas às quartas-feiras de manhã e quintas-feiras à tarde, no Parque Ambiental, ambas no contra turno escolar, com término em dezembro deste ano. As aulas iniciam nos dias 3 e 4 de julho.
No conteúdo programático do curso estão temas como disciplina, hierarquia, meio ambiente, resgate de valores, princípios morais e éticos, civismo, respeito aos símbolos nacionais, conceitos de cidadania e da família como célula mater da sociedade, reflexão sobre a interação desarmônica entre o homem e a natureza, e suas consequências, entre outros temas.
O Guardas Ambientais é executado através Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Capivari de Baixo (CMDCA), via Fundo da Infância e da Adolescência de Capivari de Baixo (FIA), com patrocínio da Engie Brasil Energia.
Oficinas
Durante o evento de ontem, alunas das oficinas de dança do Parque fizeram duas apresentações artísticas aos convidados. O Parque Ambiental mantém o projeto Estação Cultural com o qual oferece gratuitamente oficinas música erudita, violão, dança e teatro para alunos de 7 aos 17 anos de idade. As aulas acontecem de terça a quinta-feira. Mais informações podem ser obtidas pelo (48) 3623-2460 ou pessoalmente, no Parque.