Nesta fase, retornaram 45 cursos, ofertados, 300 unidades de aprendizagem e 265 professores.
Cinco mil alunos da Unisul retornaram às aulas práticas nesta segunda (15), iniciando a etapa de retorno gradual às atividades, sob o amparo do decreto nº 630 do Governo de Santa Catarina. “Para viabilizar o retorno, foi necessário um bom planejamento, capacitação, orientação, comunicação, demarcação de áreas físicas, higienização dos nossos ambientes e aquisição de equipamentos de proteção individual. Todas as medidas e cuidados se tornaram imprescindíveis aos resultados projetados com sucesso”, disse o reitor Mauri Luiz Heerdt.
O professor Roberto Lunskovski observou que, nesta fase, retornaram 45 cursos, ofertados nos campi de Tubarão, Florianópolis e Palhoça, 300 unidades de aprendizagem e 265 professores. “Esses alunos e docentes voltaram às aulas práticas, estágios e coletas de dados em pesquisas desenvolvidas em laboratórios para Trabalhos de Conclusão de Curso. São atividades eminentemente presenciais, realizadas em laboratórios, clínicas e demais ambientes de práticas. Existem protocolos rígidos de prevenção e cuidados com a saúde", esclarece Roberto.
Segundo ele, há sinalizações para delimitação da quantidade de pessoas nos ambientes, higienização e aferição de temperatura de todos que acessem às dependências da universidade, uso obrigatório de máscara e demais EPI’s conforme a indicação para cada atividade a ser desenvolvida. As aulas práticas são as que não puderam ser substituídas no formato digital, explica o coordenador do curso de Medicina Rodrigo Dias Nunes. "Os alunos que não se sentissem confortáveis em retornar, não teriam essa obrigatoriedade, por entendermos que cada um deve avaliar seus próprios riscos e de seus familiares", ressalta Nunes.
De acordo com a coordenadora do curso de Medicina de Tubarão, professora Maria Zélia Baldessar, os estudantes terão atenção especial durante a programação de retorno às atividades. “Estamos tomando todas as medidas preventivas necessárias contra o Coronavírus. É de nossa responsabilidade contribuir para a prevenção e evitar a disseminação do vírus, a fim de proteger a nossa comunidade acadêmica e a população”, afirma. Gabriel Reis, presidente do Centro Acadêmico do curso de Medicina, disse que está confiante no retorno às aulas. “Depositamos confiança na organização das aulas e no feedback dos acadêmicos para que possamos passar pelas aulas práticas da forma mais segura e proveitosa possível”, finaliza.