“OFiC Itinerante” leva obras clássicas para a cidade de Capivari de Baixo, no dia 29 de novembro e tem entrada gratuita
A Orquestra Filarmônica Catarinense (OFiC), em parceria com a Diamante Energia, apresenta o concerto “OFiC Itinerante” no Teatro do Parque Diamante +Energia, em Capivari de Baixo (SC), no dia 29 de novembro. O espetáculo, marcado para às 19h, destaca o compromisso da OFiC em levar música clássica de alta qualidade a diferentes regiões de Santa Catarina. A apresentação tem entrada gratuita; entretanto, os ingressos já estão esgotados devido à capacidade limitada de lugares.
Na primeira apresentação da orquestra em Capivari de Baixo, a formação de cordas da OFiC interpretará um repertório variado que inclui obras de autores consagrados, como Richard Wagner, Piotr Ilitch Tchaikovsky e César Guerra-Peixe, além da obra de Eduardo Frigatti, compositor brasileiro contemporâneo, que representa a nova geração da música clássica nacional. O programa oferece aos espectadores alguns trabalhos de destaque na história da música ocidental, alinhando tradição com inovação e engenhosidade, com peças melódicas e inspiradoras.
“Com esta iniciativa, a OFiC reafirma sua missão de democratizar o acesso à música erudita e valorizar tanto o repertório clássico universal quanto o nacional, em especial o de compositores brasileiros das novas gerações. A parceria com a Diamante Energia é fundamental para ampliarmos o alcance da música clássica em Santa Catarina, levando apresentações de alta qualidade para novas comunidades.”, afirma Pablo Rossi, diretor artístico da OFiC.
Para Pedro Litsek, presidente da Diamante Energia, o evento representa uma oportunidade de escutar de perto grandes mestres da música clássica e se aproximar da cultura orquestral produzida em Santa Catarina. “A parceria com a OFiC tem o objetivo de promover um encontro inesquecível para os moradores de Capivari de Baixo e região. Quando presenciado ao vivo, o repertório clássico proporciona uma experiência única para os espectadores repleta de energia e emoção. Com o espetáculo “OFiC Itinerante”, oferecemos aos cidadãos uma chance rara de sentir e vivenciar um tipo de cultura fundamental para o desenvolvimento humano, um mergulho sensorial que muitos vão levar para a vida.”, declara.
A Orquestra Filarmônica Catarinense conta com o incentivo das empresas Ciser, Diamante, Distlé, Engie, Multilog e Portobello, por meio da Lei Rouanet, além do apoio da Fundação Galeto’s, Instituto Pedra Branca e Central Floripa.
Sobre a Orquestra Filarmônica Catarinense (OFiC)
Acreditamos que somar é a solução mais inteligente para criar um futuro melhor. Pensando nisso, a OFiC está criando ações que serão capazes de incentivar mais Inclusão e Sustentabilidade, usando a Música e as Artes como ferramentas para isso.
A Orquestra Filarmônica Catarinense (OFiC) atua com uma proposta de democratizar a música de concerto, integrando continuamente ações educativas, sociais e conscientização ecológica. Além do repertório sinfônico clássico, a OFiC valoriza a prática de música de câmara, com programas musicais diversificados e promove o desenvolvimento abrangente dos músicos.
Inovamos no formato de nossos programas musicais temáticos, envolvendo nossa plateia e convidando os ouvintes a participarem no processo de performance, seguindo o conceito “musicking”.
Além disso, valorizamos a formação artística individual dos músicos, oferecendo projetos que incluem oficinas musicais, apresentações solo e em grupos menores, proporcionando um ambiente que incentiva o crescimento artístico.