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Brasil

Lula amplia 60% da verba de publicidade para TV Globo

A Globo foi a única emissora cujos investimentos do governo petista em publicidade cresceram de forma expressiva. As emissoras concorrentes viram seus valores serem reduzidos

09/04/2024 19h49 | Atualizada em 09/04/2024 19h50 | Por: Nilton Veronesi | Fonte: Diário do Poder

O governo petista de Luiz Inácio Lula da Silva gastou em 2023, seu primeiro ano de mandato, R$142 milhões com publicidade na TV Globo e canais afiliados à emissora fluminense. 

Segundo divulgou o jornal Poder360, a Secretária de Comunicação da Presidência da República (Secom), comandada por Paulo Pimenta, e os 38 ministérios de Lula ampliaram em 60% os investimentos em propagandas na Globo em relação à gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro. 

Em 2022, em seu último ano de governo, Bolsonaro gastou R$89 milhões em publicidade na TV Globo. A apuração feita pelo portal de notícias brasiliense foi divulgada nesta sexta-feira (05), baseou-se nos dados corrigidos pela inflação do Planejamento de Mídia do Sistema de Comunicação de Governo do Poder Executivo Federal (Sicom), um painel que reúne os pagamentos publicitários do Planalto e dos ministérios. 

A Globo foi a única emissora cujos investimentos do governo petista em publicidade cresceram de forma expressiva. As concorrentes Record, SBT, Bandeirantes, Rede TV! e afiliadas viram seus valores serem reduzidos à metade ou até menos. 

A CNN Brasil teve um pequeno aumento, passando de R$1,4 milhão para R$1,5 milhão. Em 2022, a distribuição de verba da Secom em publicidade governamental destinava 28% do total para a Globo. Atualmente, esse percentual passou para 56%. 

Em sua justificativa, a Secom alega usar “critérios técnicos” definidos por agências contratadas para fazer a avaliação da distribuição dos recursos de comunicação. 

O levantamento ainda mostra que o presidente valoriza e dá mais prioridade aos investimentos em sua imagem em TVs do que em outros veículos de mídia, como a internet, por exemplo. 

Em 2022, a Secom usou 17,5% da verba de publicidade na internet, ao passo que em 2023, com Lula, esse investimento foi de 14,2% do total. 

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