Terça, 22 de outubro de 2024
Fechar [x]
Blog Nilton Veronesi

Soratto e Jairo ganham. Joares e Moisés perdem. Pepê "empata"

Eleições de 2024 permitem fazer um esboço do que pode ser 2026 na Amurel

08/10/2024 16h45 | Atualizada em 08/10/2024 16h45 | Por: Nilton Veronesi

O prefeito eleito de Tubarão, Estener Soratto, consolidou seu nome como liderança regional não só pela votação histórica, em Tubarão. O bolsonarista conseguiu eleger outros seis prefeitos na Amurel (Imbituba, Laguna, Capivari de Baixo, São Martinho, São Ludgero e Treze de Maio) e garantiu que o partido conseguirá recuperar uma cadeira na Alesc. Além disso, teve vitória esmagadora na eleição proporcional, conquistando 11 das 15 cadeiras.

No mês de fevereiro, tive uma reunião com o prefeito de Tubarão, Jairo Cascaes(PSD), e, antes da pauta ser discutida, o assunto foi política. Ele disse que "o partido estaria em um projeto vencedor, não estaria engajado em campanha majoritária, mas se dedicaria para o partido conseguir, pelo menos, cinco cadeiras no legislativo." Achei loucura, mas foi profético. Cascaes montou a melhor nominata e conquistou o objetivo. Dois nomes fizeram o quoeficiente sozinhos e oito candidatos receberam de 700 a 1300 votos. Resultado gigante que credencia o alcaide tubaronense ao pleito de 2026, já que Julio Garcia não deverá ser candidato a deputado estadual e Beto Kuerten não conseguiu fazer o sucessor em Braço do Norte.

Joares Ponticelli, ex-prefeito de Tubarão, e Carlos Moisés, ex-governador de SC, foram duramente derrotados. Tenho a impressão que seus nomes ligados a esquemas de corrupção (Mensageiro e Respiradores) pode ter sido determinante para o insucesso a dupla. Evidente que não foi só isso. Apostaram em um candidato que não tinha condições físicas e psicológicas para enfrentar a maratona, que é uma eleição. Bateram na "mesma tecla" durante 45 dias, sem mostrar algo diferente a população. Apostaram em uma popularidade que não tinham. O resultado: fiasco nas urnas. O "comandante" disse que "não participou das eleições de 2024 na Cidade Azul, pois queria ser candidato em 2026." A pergunta que fica é: com qual apoio, já que aqueles que foram apoiados por ele sofreram duras derrotas?

O deputado estadual Pepê Collçao (Progressistas), num primeiro momento, parece ter perdido a eleição, se pegarmos o recorte do pleito em Tubarão. Se fizermos uma análise mais ampla, o parlamentar pode conseguir equilibrar o jogo a seu favor, já que, das 47 prefeituras do sul, seu partido conquistou 18 e, em 2026, Zé Milton Schaeffer deve ser candidato a federal, ou seja, o tubaronense pode capitalizar esse espaço deixado por Zé Milton. 

 

MAIS LIDAS

Em breve
Noticom

Av. Marcolino Martins Cabral, 926
Centro, Tubarão - Edifício EJB - Sala 604
LIGUE E ASSINE (48) 3052-2051

Noticom © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!