O levantamento foi realizado pelo Instituto Mapa, de Florianópolis, e contratado pelo DS. Ele está registrado no Tribunal Regional Eleitoral sob o protocolo Nº SC-04014/2024.
O jornal Diário do Sul divulgou, nesta terça-feira (24), a primeira pesquisa sobre a corrida eleitoral a Prefeitura de Tubarão. O levantamento foi realizado pelo Instituto Mapa, de Florianópolis, e contratado pelo DS. Ele está registrado no Tribunal Regional Eleitoral sob o protocolo Nº SC-04014/2024.
De acordo com os dados levantados pelo instituto, caso a eleição fosse hoje, Estêner Soratto (PL) estaria à frente, com 49,3% de intenções de voto. Em segundo lugar está Carlos Stüpp (PSDB), com 26,1%, e em terceiro, Maristela Francisco (PT), com 15%. Votos brancos e nulos somaram 3,7%, e 5,9% não souberam responder.
Quem acompanha as pesquisas internas, os movimentos nas ruas, as "forças" das candidaturas sabe que, dentro da margem de erro, os números estão corretos.
É bom lembrar que o levantamento foi feito antes da presença do ex-presidente Jair Bolsonaro, em Tubarão, na última sexta (20), e o apoio do "capitão" a chapa "Soratto/Dênis". A campanha do "22" está mais robusta e tem um número de apoiadores muito maior. São cerca de 100 candidatos a vereador, dois senadores, governador, dezenas de deputados e, agora, o "ex-presidente".
O discurso de que "a região não pode perder um deputado", ao que parece, não pegou. Agora, a estratégia da coligação encabeçada pelo ex-prefeito Carlos Stupp tem sido tentar colar a rejeição do prefeito Jairo Cascaes (PSD) ao candidato do PL. O problema é que o Progressistas, princial aliado do tucano, também está na atual administração, inclusive o vereador doutor Jean Abreu foi líder do governo até pouco tempo no legislativo tubaronense.
Só uma tragédia tira a eleição do 22 na Cidade Azul.