Relatos na demora para atendimento tem crescido nas última semanas e nem estamos no pior período do ano, que geralmente é no inverno
Quero começar dizendo que a coisa só não é pior, graças aos profissionais que estão na ponta. Com salários aquém do merecido, eles se desdobram, fazem o que podem pra não deixar a população sem atendimento. Até hoje não engulo a redução dos salários no HNSC, em plena pandemia. Deveriam ganhar um adicional e os gestores fizeram o contrário.
Bom, feito esse registro, vamos parar de "pisar em ovos" para falar do Hospital Nossa Senhora da Conceição, pois a instituição tem o dever de dar satisfação a população. Recebe muita grana do pagador de impostos, através de: prefeituras, governo estadual, emendas parlamentares e Sistema Único de Saúde (SUS). É pouco? Não sei, não existe transparência na utiliação dessa grana. Quando muito, uma apresentação sem muito detalhes em uma esvaziada sessão da câmara de vereadores.
O hospital precisa ser cobrado. Veja bem, o hospital, não os funcionários que também são vítimas no processo.
Nem estamos no pior período do ano e são inúmeros os registros de pessoas esperando até 8 horas, sem atendimento adequado. "Ah, mas a maioria das pessoas poderiam ser atendidasem postos de saúde." Nenhum cidadão é obrigado a saber de onde vem os sintomas que estão sentindo. Febre e dor no corpo pode ser dengue, corona ou "virose". O HNSC é pago pra isso. O rótulo que querem dar de humanização não é verdadeiro.
Autoridades parecem ter medo de fazer qualquer tipo de cobrança, por se tratar de uma instituição centenária, que a população admira e confia.
Enquanto isso, o que mais se ouve nos corredores do Hospital Nossa Senhora da Conceição é "que saudade da Irmã Enedina".