Moção de repúdio datada em 16 de julho de 2025 tem executivos e estatal na lista de "entidades signatárias"
Uma “Moção de Repúdio” foi emitida pelo Ministério do Meio Ambiente contra o movimento de revisão da Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca (APA-BF). Até aí nenhuma surpresa, o que me pegou mesmo foram as “entidades signatárias”. Duas chamaram a atenção pra ser mais preciso: Prefeitura de Imbituba e Prefeitura de Laguna. Sim, a “Gestão Peninha” e a “Gestão Crippa” são contra as 50 mil famílias afetadas pela aberração das demarcações.
Isso não é opinião, é informação, os prefeitos Preto Crippa e Michel Peninha, ambos do PL, disseram que suas gestões são contra qualquer tipo de revisão, afinal o documento oficial é claro, “reduzir ou extinguir a APA-BF é um retrocesso ambiental que vulnerabiliza a conservação de áreas ambientalmente frágeis e socialmente importantes”. A moção é datada em 15 de julho de 2025.
Na reunião que o documento foi formulado, o Prefeitura de Jaguaruna pediu para ser retirada da lista de "entidades signatárias", ou seja, Laguna e Zimba poderiam fazer o mesmo. Há de se registrar, que a SC Par Porto de Imbituba também avalizou o tal manifesto. É isso que pensa o governador Jorginho Mello sobre a "área"?
Foi desatenção? Péssimo, diante da gravidade do assunto. Os nomes das prefeitura foram colocados sem autorização? Pior ainda, haja vista, os inúmeros relatos de que a criação da APA foi feita com mentiras, interesses escusos e pouca transparência.