Prefeito Agnaldo Filippi (Progressistas) recebeu o "Selo Ouro Compromisso com a Alfabetização"
O prefeito de Pedras Grandes, Agnaldo Filippi, recebeu nesta segunda-feira, 10, em Brasília, um prêmio concedido pelo Ministério da Educação.
O município conquistou o Selo Ouro do Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização, a mais alta distinção concedida pelo Ministério da Educação (MEC) a municípios brasileiros que demonstram excelência em iniciativas voltadas à alfabetização das crianças.
A solenidade foi realizada no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB).
O Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização conquistado é parte do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, uma iniciativa do MEC para reconhecer e valorizar os esforços das Secretarias de Educação no avanço da alfabetização infantil.
O prefeito destacou o trabalho da Secretária Municipal de Educação, Luciana Cabral Masiero e toda equipe.
A premiação exige rigorosos critérios, como a participação de articuladores municipais na Rede Nacional de Articulação de Gestão, Formação e Mobilização (Renalfa), e o cumprimento de metas estabelecidas no Edital nº 10, de 26 de setembro de 2024.
A inscrição no processo seletivo, realizada por meio do Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle do MEC (SIMEC), exigiu planejamento estratégico e comprovações detalhadas sobre os avanços na qualidade da educação no município, incluindo estrutura física das escolas, formação de professores, qualificação da equipe técnica, fornecimento de materiais didáticos, implementação de tecnologias e melhorias nos espaços de aprendizagem, como salas e laboratórios.
“Essa conquista reforça o compromisso de Pedras Grandes com a educação como base para o desenvolvimento social e econômico. O reconhecimento é fruto de um trabalho integrado e contínuo para garantir que todas as crianças tenham acesso à alfabetização de qualidade nos anos iniciais do ensino fundamental” sublinhou Agnaldo Filippi.
O Selo Ouro destaca Pedras Grandes no cenário nacional como referência em políticas públicas educacionais, reafirmando a prioridade dada à formação das futuras gerações e consolidando o município como um exemplo de gestão educacional comprometida com resultados transformadores.