As comitivas brasileiras em eventos mundiais já viraram assunto na diplomacia por serem sempre bem numerosas e até desnecessárias
As comitivas brasileiras em eventos mundiais já viraram assunto na diplomacia por serem sempre bem numerosas e até desnecessárias. Para passar uma semana em Nova York (EUA), na 79ª assembleia geral da ONU, Lula destacou um séquito de 100 acompanhantes.
O Diário Oficial da União (DOU) trouxe mais alguns detalhes sobre a quantidade de assessores que Lula destacou para viajar por conta do pagador de impostos.
O maior grupo é o do Gabinete de Segurança Institucional, com 31 membros. O Gabinete de Lula levou mais 16 pessoas, outras 16 são da Secretaria de Comunicação, parte da turma que fica responsável por registrar a passagem de Lula e colocar nas redes sociais.
O gasto da comitiva de Lula já superou os R$750 mil. O valor foi alcançado pelo jornal Estadão, que cruzou as informações do DOU com o Painel de Viagens do Ministério da Gestão e Inovação.
A conta é conservadora. Das 100 pessoas que acompanham Lula, até o momento, só há informações disponíveis, sobre 15 delas. O valor da gastança deve disparar nos próximos dias.
Só de passagem, a ministra Esther Dweck (Gestão e Inovação) impôs ao pagador de impostos a fatura de R$45.851,90. Ao jornal, o ministério ressaltou que a passagem fica mais cara em virtude da “demanda”.