Inadmissível a prefeitura mais inchada da Amurel passar por esse tipo de problema, constatado inloco pelo Conselho de Alimentação Escolar
Dispensas vazias. Merendeiras fazendo milagres. Crianças comendo papa de "maçã com água". Pais indignados. Esse é o resumo de, pelo menos, seis creches na cidade de Laguna. As imagens falam por si. A prefeitura mais inchada da Amurel, não está alimentando as crianças da rede municipal de ensino adequadamente.
Pais indignados denunciaram junto ao Conselho de Alimentação Escolar (CAE) as irregularidades. A organização, que é formada por professores e membros das APP's, foi inloco conferir, no dia 14 de agosto de 2023, e, de fato, a situação é desesperadora. "O CAE realizou visitas nas maiores unidades escolares de Laguna e na Central da Merenda e constantou falha no abastecimento de gêneros alimentícios. Carne e frango enviados devem suprir poucos dias. Leite, arroz e trigo, essenciais para uma boa alimentação, são escassos. Os alimentos encontrados nas prateleiras não são suficiente para atender a demanda. Nos Centros de Educação Infantil: Pequeno Cisne (Portinho), Padre Agostinho (Progresso); Irmã Vera (Mar Grosso);Pequeno Príncipe (Cabeçuda); Bairro Progresso (Esperança) e Elisabeth Ulyssea (Portinho), gestores, professores e outros servidores afirmaram que a alimentação está precária e a situação piorou após o recesso. Uma servidora relatou que retirou dinheiro das contribuições espontâneas para compra de comida para os bebês dos berçários, pois a dieta a base de frutas e legumes é fundamental. Professores relataram a angústia de não ter a alimentação para suprir as necessidades diárias, pois como as unidades ficam em regiões vulneráveis muitas crianças tem nas escolas sua principal fonte de refeições", diz um trecho do documento elaborado pelo CAE.
Esse diagnóstico desesperador foi enviado a Câmara de Vereadores. Aquela que deveria ser a "Casa do Povo", virou o "Quintal do Samir (ou do Rogério)" e simplesmente ignorou o documento enviado pelo conselho.
Na sessão do legislativo desta segunda-feira (21), a vereadora Deise Cardoso (MDB) sugeriu um Comissão Especial de Investigação, também ignorada pela base governista, capitaneada pelo presidente Hirã Floriano Ramos(MDB).
"A situação só não é pior, porquê merendeiras e professores fazem milagres", relatou uma mãe.
Como falei anteriomente, a Prefeitura de Laguna é a mais inchada da Amurel, ou seja, dinheiro tem. Talvez(eu disse talvez), os nobres edis não tenham interesse em cobrar a municipalidade, para preservar seus espaços, pois não há justificativa plausível para admitir que
crianças tenham seu sustento negado pelo por público.
Tem Ministério Público na Cidade Juliana? Dúvida sincera.