Pelo menos três deputados estaduais não concorrerão para o mesmo cargo, em 2026: Estener Soratto (PL), eleito prefeito de Tubarão e Júlio Garcia (PSD) e Zé Milton Scheffer (Progressistas)
Pelo menos três deputados estaduais não concorrerão para o mesmo cargo, em 2026: Estener Soratto (PL), eleito prefeito de Tubarão e Júlio Garcia (PSD) e Zé Milton Scheffer (Progressistas). Esse "vácuo" político pode beneficiar candidatos da Amurel.
O deputado Pepê Collaço, por exemplo, tem conseguido ocupar o espaço deixado por Schaeffer. Em entrevista ao Jornal Hora Hiper, o prefeito de Pedras Grandes, Agnaldo Fillipi, disse que a tendência é, de fato, apoiar o tubaronense.
O pessedista Júlio Garcia abre espaço para nomes como os dos prefeitos Jairo Cascaes (Tubarão) e Beto Kuerten (Braço do Norte).
Já no PL a "briga" pode ser maior. Soratto disse que o desempenho do partido na região, o legitima a concorrer uma cadeira na Alesc. Em Tubarão, os campeões de voto a vereança, João Zaboti e Felipe Tessmann, podem pintar. Outra possibilidade - que não acredito, mas foi ventilada - é a filiação de Deka May na sigla do governador. Evidente que a preferência da vaga, pra qualquer cargo, será do senador Beto Martins.