Empresa tubaronense vem se consolidando cada vez mais no cenário nacional do comércio de bebidas
O crescimento da Baly, empresa de Tubarão, no sul de Santa Catarina, é tão enérgico quanto o produto que vendem. A marca é o principal nome nacional no setor de energéticos, que é liderado no país por gigantes estrangeiras: o Red Bull, da Áustria, e o Monster, dos Estados Unidos.
Do que é feito em solo brasileiro, quem está na frente, mesmo, é a Baly. A empresa vem comemorando uma sequência de crescimento expressiva: em quatro anos, registrou um aumento de 17 vezes no número de vendas. O faturamento ainda não é revelado, mas a Baly afirma vender, anualmente, 150 milhões de litros da bebida.
Por trás desse crescimento está a empresária Dayane Titon Cardoso. Filha de um dos fundadores da empresa, Mário Cardoso, ela é diretora comercial e de marketing da Baly. Assumiu a operação junto com o irmão, que também se chama Mário, em 2017. Desde então, “não pararam de crescer”, segundo a executiva.
“Desde 2017, tivemos crescimentos audaciosos”, afirma Dayane. “Crescemos acima do mercado na categoria. Tudo isso aconteceu com muitas estratégias, com um trabalho árduo de conquista de clientes, novos produtos e de manutenção do consumidor”.
Não deu outra: o resultado veio e Dayane se tornou, praticamente, a rainha (ou princesa, já que é filha do fundador) dos energéticos no Brasil.
“Hoje estamos presentes no Brasil todo”, diz. “Somos líder de mercado de energético em embalagem PET. Também é a maior marca brasileira de energéticos. Estamos trabalhando muito para alcançar essa colocação”.
E chegam em 2024 com um novo passo nessa trajetória de crescimento. A empresa acaba de firmar uma parceria com a Cimed para lançar uma marca de energéticos exclusiva da farmacêutica. Se chamará Flynow e deve chegar ao mercado nos próximos dias.