Clubes que fazem parte da associação não participarão de compatições organizadas pela Liga Tubaronense
Uma verdadeira confusão está o futebol amador de Tubarão. Isso porquê a maioria dos clubes da cidades, não querem que a Liga Tubaronense de Futebol (LTF) organize o citadino.
Em 2024, ocorreu a mesma situação e os clubes se uniram, criaram a Associação dos Clubes de Futebol Amador de Tubarão (ACAT). Sob gestão da organização, foi realizada a 1ª Copa Tubarão de Futebol Amador.
Segundo uma fonte que preferiu anonimato “a ACAT tem doze times de Tubarão que apoiam a entidade e dez participarão da segunda edição da copa, já a LTF conta com apenas sete clubes.”
Outro ponto de discordância é o valor recebido pela LTF para realização do campeonato. “A liga recebeu R$96 mil da prefeitura, para um campeonato de, no máximo, 50 dias, enquanto a associação organizou uma competição de quase cinco meses, com mais times ao custo de R$31 mil”, explicou o diretor de um dos clubes da ACAT.
Pinheirinho, Palmeiras, Ecus, União Operária, Gatoreds, União Tubarão, Ponte Preta, Real Andrino, Itapuã, Maraton, Atlético Morrotes, Caeté e Revoredo fazem parte a associação. Os clubes admitem se unir a liga, desde que a organização seja feita pela ACAT ou pela Fundação de Esportes.