O reajuste na taxa da Cosip em Tubarão pode ser reavaliado. Pelo menos no que depender dos vereadores da Cidade Azul, o aumento sancionado pelo prefeito Joares Ponticelli (PP) tem tudo para ser revisto e com possibilidade, inclusive, de ser suspenso. A adequação foi aprovada em outubro do ano passado e o primeiro mês do tributo maior incomodou os tubaronenses.
Na sessão da última segunda-feira, 20, do legislativo, o vereador Gelson Bento (PP) comandou o pedido. Ele pediu “a realização de estudos e análises para reavaliação da taxa da Cosip, uma vez que as cooperativas permissionárias não foram autorizadas a fazer cobrança da nova tarifa”. Ele também destacou “que há necessidade, sobretudo, da reanálise das áreas rurais, principalmente, quanto aos rizicultores”. Gelson Bento é do mesmo partido do prefeito de Tubarão e presidente da Cergal, principal Cooperativa da região. O legislador votou a favor do reajuste em outubro do ano passado.
Em regime de urgência, o projeto de reajuste foi votado em plenário no dia 3 de outubro do ano passado. Ele foi aprovado por 14 a 3. Apenas José Luiz Tancredo (PSDB), Douglas Antunes (MDB) e Matheus Madeira (PT) foram contrários. Por falar em Tancredo, o tucano enviou requerimento para que o coordenador da Cosip, Narbal Machado, compareça a uma sessão do legislativo e explique melhor o reajuste. José Luiz também quer informações sobre os valores da tarifa B4a determinada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), bem como o método de cálculo para o aumento aprovado em 2017.
Em seu blog no Portal Noticom, o colunista Nilton Veronesi conta que conversou “com aliados do prefeito Joares Ponticelli e eles têm tentado convencer o alcaide a rever a questão do aumento da Cosip. Joares parece estar sensibilizado, principalmente pela situação financeira da população e pelos seguidos aumentos de impostos e taxas que têm ocorrido no seu governo. Há quem diga que nos próximos dias o prefeito deve anunciar essa decisão”, disse o colunista.
Foto: Câmara de Vereadores Tubarão