Principal Últimas Em Destaque Vacinação para pessoas de 57 anos com comorbidades acontece nesta quarta-feira (12)
Vacinação para pessoas de 57 anos com comorbidades acontece nesta quarta-feira (12)

Vacinação para pessoas de 57 anos com comorbidades acontece nesta quarta-feira (12)

0
0

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) deu início à terceira fase de vacinação contra a Covid-19 e nesta quarta-feira (12) serão contempladas as pessoas com 57 anos, sempre ressaltando, que possuam comorbidades. Para se vacinar, basta se dirigir a uma das 32 Unidades Básicas de Saúde ou à Sala Central, localizada no Centro de Referência em Saúde da Margem Esquerda, das 13 horas às 15h30.

É importante lembrar que, para que a vacina seja disponibilizada, é necessário comparecer até as UBS portando um atestado médico, a prescrição médica ou os exames que comprovem a patologia do paciente (validade de um ano para as prescrições de medicamentos de uso não controlados). Para todos os grupos é necessário comparecer também portando o documento com foto, um comprovante de residência e a Carteira Nacional do SUS. Quem não possui o cartão de vacinação pode baixar o aplicativo Conecte SUS e obtê-la virtualmente.

Vale lembrar que as comorbidades que estão inclusas nesta fase da imunização precisam estar listadas no plano nacional. São elas: diabetes mellitus, pneumopatias crônicas graves, hipertensão arterial resistente (HAR), hipertensão arterial estágio 3, hipertensão arterial estágios 1 e 2 com lesão em órgão-alvo e/ou comorbidade, insuficiência cardíaca, cor-pulmonale e hipertensão pulmonar, cardiopatia hipertensiva, síndromes coronarianas, valvopatias, miocardiopatias e pericardiopatias, doenças de aorta, dos grandes vasos e fistulas arteriovenosas, arritmias cardíacas, cardiopatias congênita no adulto, próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados, doença cerebrovascular, doença renal crônica, imunossuprimidos, hemoglobinopatias graves, obesidade mórbida, síndrome de Down e cirrose hepática. Em caso de dúvidas sobre a vacinação, a população pode entrar em contato através do e-mail vacinacomorbidadetb@gmail.com. Ainda nesta quarta-feira (12), aquelas pessoas da primeira fase que, por alguma razão, não se vacinaram em seu dia, podem igualmente procurar os postos de saúde e se imunizarem, dentro do mesmo horário.

SEGUNDA DOSE – Nesta quarta-feira (12), ainda, haverá a vacinação da segunda dose para as pessoas de 65 anos, ou mais, que tomaram a primeira remessa do imunizante no dia 14 de abril, e que se realizará no sistema de drive-thru, no estacionamento do Farol Shopping, entre as 9 e 13 horas. Para quem for a pé, a entrada se dará pela porta principal do shopping, mas nesse caso das 11 às 13 horas. Para se vacinar, os idosos deverão estar munidos de um documento de identificação e do comprovante de recebimento da primeira dose, além do cartão nacional do SUS.

CAMPANHA SOLIDÁRIA – Tão importante quanto se imunizar com a vacina é a chance de ajudar aqueles que mais precisam. Para isso, prossegue nesta quarta-feira (12) a Campanha Solidária de Arrecadação, onde serão aceitas doações de alimentos não perecíveis, produtos de higiene e de limpeza, e que poderão ser entregues tanto no Farol Shopping, onde acontece a vacinação de segunda dose para os idosos de 65 anos ou mais, quanto nos postos de saúde espalhados pela cidade, onde estarão se imunizando as pessoas com 57 anos, ou mais, que possuem comorbidades.

O diretor-presidente da Fundação Municipal de Desenvolvimento Social André Fretta May destaca que a adesão dos tubaronenses à campanha tem superado às expectativas e que mais de mil famílias em situação de insegurança alimentar são beneficiadas.